PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE NOVEMBRO DE 2019

Coronel Adriana busca informações de câmeras adquiridas para a Cemel


Requerimento da vereadora foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de Coronel Adriana foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira



A aquisição de novas câmeras de monitoramento do modelo "speed dome" para a Cemel (Central de Monitoramento), da Guarda Civil Municipal, é objeto de questionamento da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), no requerimento 931/2019, aprovado nesta segunda-feira (18), na 68ª reunião ordinária.

A parlamentar pergunta em que fase está o processo licitatório, qual foi a empresa vencedora, qual o número e o custo total do contrato e o que ele prevê em relação à manutenção dos equipamentos. Coronel Adriana também indaga se as câmeras adquiridas são de modelos compatíveis com o Sistema Detecta e onde elas serão instaladas.

Também é questionado pela vereadora se as polícias Civil e Militar foram chamadas a se manifestar sobre os locais de instalação dos equipamentos, a fim de atuar de maneira conjunta com a Guarda Civil Municipal, e se o município compartilhará com ambas as polícias as imagens obtidas pelas câmeras, com o intuito de auxiliar na atuação de ambas as corporações.

Coronel Adriana observa que a Prefeitura fez licitação para a aquisição de 27 câmeras de monitoramento, em que parte substituirá outras e parte será colocada em novos pontos pela cidade, a fim de monitorar pontos de fluxo intenso de pessoas e veículos e locais vulneráveis de acordo com as estatísticas. Com isso, passará para 145 o número de câmeras de monitoramento da Cemel.

A vereadora lembra que o Sistema Detecta, do governo paulista, que integra banco de dados de câmeras de vigilância, foi instalado no município em 2018 após indicação e articulação de seu mandato, possibilitando a identificação de placas de veículos envolvidos em crimes por meio de imagens capturadas pelos dispositivos, permitindo, por exemplo, reconhecer um carro que foi roubado em uma cidade vizinha e que esteja trafegando pelas ruas do município.

Ela também cita que os bancos de dados das polícias Civil e Militar, do Registro Digital de Ocorrências, do Instituto de Identificação, do Sistema Operacional da Polícia Militar, do Sistema de Fotos Criminais, além de dados de veículos e de carteiras nacionais de habilitação do Detran, também são integrados ao Sistema Detecta.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas