PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE AGOSTO DE 2017

Coral marca início do projeto Qualidade de Vida dos Servidores


Objetivo é desenvolver atividades culturais, sociais e humanísticas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba iniciou na última semana o projeto “Qualidade de Vida dos Servidores”, como forma de integrar funcionários efetivos, comissionados e terceirizados, além de diretores e parlamentares, em atividades culturais, sociais e humanísticas que levem ao desenvolvimento pessoal e profissional.

A primeira ação aconteceu com a formação de um grupo de canto coral. As primeiras “20 vozes” se reuniram na quarta-feira, 9, na sala de reuniões do prédio anexo, seguindo a máxima de “quem canta os males espanta”. Para o próximo encontro serão 24 inscritos. Os ensaios semanais são desenvolvidos pelo vereador Jonson Sarapu de Oliveira (PSDB), que possui na equipe músicos profissionais e que se dedicam à docência na área.

Num primeiro momento, os inscritos aprenderam exercícios de aquecimento da voz a partir das recomendações do maestro Jonson, que também fez a análise individual do timbre vocal de cada participante. Eles também tiveram a chance de cantar a música “Deus e Eu no Sertão”, conhecida na interpretação de Victor e Léo, e que recebeu o acompanhamento ao piano de Elieser Silva, conhecido como Eli, integrante do gabinete do vereador.

Diretora do Departamento Administrativo e Financeiro, Kátia Garcia Mesquita diz que a intenção é a de abranger outras atividades, a partir das potencialidades da Câmara. “Estamos estudando a possibilidade de aproveitar a Escola do Legislativo”, explica, ao reforçar que entre os objetivos está a integração dos servidores.

“Estamos numa casa política, que ocasionalmente passa por momentos de tensão. É automático que os servidores absorvam parte dos problemas. Tenho certeza que esses momentos de integração resultarão em melhoria da produtividade”, avalia.

Como exemplo, Kátia cita recomendação de 2010 da Organização Mundial da Saúde, de que a promoção da saúde e do bem-estar no local de trabalho deve surgir a partir de iniciativas articuladas e em conjunto entre governos, trabalhadores e sociedade.

“A OMS reconhece que, quando há ambiente agradável, melhora-se a organização do trabalho. O canto coral envolve a união, a convivência em grupo e o respeito mútuo. Além de anular a barreira da hierarquia e colocar todos no mesmo patamar”, diz.

Elaine Rothely Batista Costa, assessora parlamentar do vereador Wagner Oliveira (PHS), participou do primeiro ensaio do coral. “Tive contato com a música quando criança, e agora estou muito empolgada em participar novamente de um coral”, disse, fã de MPB, especialmente Gal Gosta. “Ela é uma diva”, diz. 

Servidora do Departamento Legislativo, Mariane Souza acredita no “poder transformar” da música. “A realização de um coral na Câmara é uma oportunidade ímpar. Melhora o ambiente de trabalho, a socialização, a energia e a sensibilidade dos envolvidos”, disse.



Texto:  Comunicação


Legislativo

Notícias relacionadas