PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE ABRIL DE 2019

Consórcio PCJ receberá homenagem pelos 30 de fundação


O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí foi fundado em 13 de outubro de 1989, e atua com independência técnica e financeira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Longatto (PSDB) entregará a moção de aplausos 62/2019 ao PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) pelos 30 anos de fundação. A propositura foi aprovada pela Câmara na noite desta segunda-feira (15), na 20ª reunião ordinária. Fundado em 13 de outubro de 1989, atua com independência técnica e financeira. É uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, composta por prefeituras e empresas das Bacias PCJ.

Tem como objetivo preservar os recursos hídricos e mananciais de sua área de abrangência, através do planejamento, fomento e sensibilização, um trabalho de gerenciamento dos Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente, reconhecido nacional e Internacionalmente. A entidade arrecada e aplica recursos em programas ambientais, com o poder de decisão do Conselho de Consorciados.

A estrutura da entidade é dividida em cinco órgãos funcionais: Conselho de Associados (prefeitos e representantes de empresas consorciadas); Conselho Fiscal (representantes das Câmaras municipais de vereadores); Secretaria Executiva (equipes técnica e administrativa); Plenária de Entidades (representantes de entidades da sociedade civil) e o Conselho de Transição (empresas associadas integrante do Conselho Diretor).

O Conselho de Associados é composto por representantes dos municípios de Americana, Amparo, Analândia, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Camanducaia, Campinas, Capivari, Cordeirópolis, Corumbataí, Cosmópolis, Extrema/MG, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeúna, Iracemápolis, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracaia, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Gertrudes, Santo Antônio da Posse, Sumaré, Valinhos, Vargem e Vinhedo.

O Consórcio PCJ teve atuação decisiva para a criação de um grande pacto pelas águas, contribuindo para que as Bacias PCJ se tornassem um modelo de gestão em recursos hídricos, articulando e participando ativamente na criação e implementação das Políticas de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, com destaque a Estadual-SP e a Nacional.
Em 2019, o Consórcio PCJ é presidido pelo Benjamim Bill Vieira de Souza, Prefeito de Nova Odessa e na Secretaria Executiva, o comando é do Francisco Carlos Castro Lahóz.

A história do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí inicia, em 1989, com a sua criação e manutenção, alavancando a força política na intervenção junto aos governos estaduais e federal, atuando como fórum de discussão e parceiro de trabalhos de preservação e recuperação dos rios, com muitas ações, parcerias e conquistas.



Texto:  Fernanda Rizzi


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas