PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE MARÇO DE 2015

Comunidade do Costa Rica conquista unidade do PSF


Desde 2011 moradores e o vereador João Manoel dos Santos lutam pela construção da unidade no bairro



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Paulo Ricardo dos Santos (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos Salvar imagem em alta resolução


Caminhando pela comunidade, batendo de porta em porta. Foi assim que a líder comunitária Dona Antônia Viola Aguiar, de 79 anos, conseguiu coletar o número de famílias da Costa Rica e cadastrar o bairro para a construção de unidade do Programa Saúde da Família (PSF), que foi inaugurada quinta-feira (26) na rua Sofia. 

Acompanhando o vereador João Manoel dos Santos (PTB) desde o primeiro mandato, Dona Antônia luta, junto com o parlamentar e outros moradores, desde 2011 para construção da unidade. Um dos empecilhos para a aprovação da obra era o número de moradores, na época a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmava que as famílias residentes no bairro não eram suficientes para construção da unidade. 

Sem concordar com a resposta, a líder comunitária, junto com a enfermeira Ana Beatriz Moura, 44, bateu de porta em porta e coletou o número correto de famílias, mostrando para a pasta que era necessária a construção de uma unidade PSF naquela localidade, já que a população tinha como atendimento médico apenas uma salinha de curativos e precisava se dirigir até o bairro Campestre para ter atendimento. 

Em funcionamento desde dezembro do ano passado, a comunidade finalmente pode usufruir da conquista. Ana Beatriz, hoje enfermeira coordenadora da unidade, se sente uma representante da conquista, “Estamos lutando desde 2011, eu me afastei do bairro e fui trabalhar em outra unidade, mas agora voltei para fazer parte do corpo de funcionários do PSF que tanto pedimos”, diz, orgulhosa. 

Oferecendo serviços de enfermagem, curativo, consultas médicas, odontológicas e visitas domiciliares, que, segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, é essencial para uma população idosa que cresce cada dia mais, a obra teve investimento de R$ 270 mil. 

Presente na solenidade, o prefeito Gabriel Ferrato comentou que a saúde é prioridade em seu governo e comentou a importância da unidade, “O PSF é o principal programa de atenção básica de saúde para a população”, finalizou Ferrato. 

Apesar da inauguração, a comunidade ainda cobra outras melhorias na unidade, como o corte do mato alto, placas de identificação e peças do mobiliário. Pedro Mello garantiu que os ajustes serão feitos, além de destacar outra conquista para o bairro, a Farmácia Popular, que já foi aprovada e será construída anexa ao PSF. 

Satisfeito com a conquista da unidade, João Manoel destacou que acompanha as demandas daquele bairro há muitos anos. “Conseguimos muitos feitos para essa comunidade, quando visitei aqui pela primeira vez não havia nem esgoto, nem asfalto, ao longo dos anos fomos conquistando melhorias”, defende o vereador. 

Também estavam na inauguração os vereadores André Bandeira (PSDB), Paulo Campos (PROS) e Luiz Arruda (PV). Após a solenidade, os parlamentares, incluindo ainda o vereador Chico Almeida (PT), acompanharam o prefeito até outra obra no bairro, a construção de uma escada na rua João Pessoa, em frente ao número 55.



Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde João Manoel

Notícias relacionadas