PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE NOVEMBRO DE 2014

Comissão estuda áreas públicas para instalar torres de celular


Solução apresentada em encontro na tarde desta quarta-feira (5) é vista como “viável” por poder público e operadores de telefonia



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Paulo Ricardo dos Santos (1 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (2 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (3 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (4 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (5 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (6 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (7 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (8 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos Salvar imagem em alta resolução


O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), junto com a Prefeitura de Piracicaba e as operadoras de telefonia de celular se reunirão para buscar solução permanente para o problema causado pelas torres de celular na cidade. No segundo encontro da comissão de estudos sobre o tema na Câmara de Vereadores de Piracicaba, na tarde desta quarta-feira (5), foi levantada a possibilidade de reunir as empresas e o poder público para tratar sobre a definição de áreas públicas que poderiam comportar os equipamentos de transmissão. 

“Estamos observando que definir espaços públicos para instalação de antenas de transmissão, em conjunto com todas as operadoras, pode ser uma solução bastante viável”, disse o vereador Capitão Gomes, presidente da comissão de estudos. A proposta, inicialmente, gira em torno de reunir as empresas e a administração municipal para definir espaços em que os problemas atuais causados por estes equipamentos sejam diminuídos e até completamente anulados. 

As conversas entre o vereador Capitão Gomes, a Prefeitura e as operadores estão adiantadas desde 22 de Agosto, quando foi realizada a primeira reunião da comissão de estudos. Naquela oportunidade, técnicos das empresas e pesquisadores se confrontaram sobre eventuais problemas causados pelas antenas de celular. “Infelizmente, não temos dados conclusivos a respeito dos malefícios causados por estes equipamentos, por isso a nossa discussão aqui é combater os problemas de ruídos e de desvalorização de imóveis”, disse o legislador. 

Durante a reunião desta tarde, moradoras dos bairros São Dimas e São Judas detalharam problemas causados por antenas, seja por ruído – “existe um equipamento a apenas dois metros do meu quarto, o que me impede descansar em minha casa”, disse Márcia Pompeu – ou mesmo por altos níveis de radiação – “conforme ficou constatado por levantamento feito junto com o vereador Capitão Gomes”, informou Marisa Perecin. Assim, as discussões da comissão de estudo estão em torno de conseguir eliminar os constantes problemas destes equipamentos. 

“A nossa proposta é que, ao determinar espaços públicos onde as antenas possam ser instaladas, você dá condições às empresas de oferecer o serviço e, ao mesmo tempo, cria maneiras de manter estas antenas de telefone celular longe das residências”, observou o vereador Capitão Gomes. Na oportunidade, o membro da comissão, vereador José Aparecido Longatto (PSDB), lembrou que, recentemente, conseguiu evitar a instalação de antenas nos bairros Jardim Castor e Parque Orlanda. “Hoje, a via judicial tem contribuído para evitar, mas é preciso soluções.” 

Durante a reunião desta quarta-feira (5), o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, disse que “não é ruim a proposta de conversar com o prefeito Gabriel Ferrato para buscar uma área em comum às operadores”, o que, na visão dele, seria uma forma de caminhar para soluções mais permanentes. “Precisamos, primeiramente, combater os problemas pontuais, como aqueles apresentados aqui, mas também determinar soluções permanentes.” 

Roger Monteiro, representante da TIM, destacou que acredita em uma solução viável ao buscar áreas públicas em comum às operadores, mas também declarou que a empresa trabalha com a instalação dos chamados ‘biosites’, que são pequenas torres de transmissão para serem instaladas junto a postes de iluminação. “Precisamos caminhar neste diálogo”, acredita.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Infraestrutura Urbana Carlos Gomes da Silva José Longatto

Notícias relacionadas