PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE SETEMBRO DE 2018

Comdef apresenta Semana da Luta da Pessoa com Deficiência


Coordenador do conselho, Leandro de Assis Catalini Souza utilizou a Tribuna Popular para detalhar as atividades da programação.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Leandro é coordenador do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência)






O coordenador do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Leandro de Assis Catalini Souza, ocupou a Tribuna Popular na noite desta segunda-feira (17), na 53ª reunião ordinária, para apresentar a programação da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência, que prossegue até o próximo sábado (22).

Leandro enfatizou que a semana será repleta de atividades em vários pontos da cidade e que toda a população poderá ganhar com isso. Ele também aproveitou para convidar os vereadores e toda a população para participar dos eventos gratuitamente.

A palestra sobre vida inclusiva, de Neto Guidotti, na Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda), deu início à programação, na tarde desta segunda-feira. À noite, na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), foi aberta a exposição fotográfica de Cacá Dominique, de iniciativa do Projeto Inspiração.

Na terça-feira (18), haverá uma apresentação do esporte paraolímpico goalball, no Sesi localizado na rua Luis Ralfi Benati, número 600, na Vila Industrial. O grupo de karatê do Espaço Pipa Síndrome de Down fará uma apresentação no espaço da galeria da Unimep, às 20h40.

Na quarta-feira (19), o grupo de massoterapeutas da Avistar (Associação de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual de Piracicaba) estará na Unimep, das 9h10 às 19h30, como parte da programação da semana. No período da tarde, a partir das 14h, acontece o "Café Sensorial", na sede da Avistar, na avenida Antonia Pizzinato Sturion, número 830, no Parque Santa Cecília.

A atividade propõe que os participantes degustem um café da tarde com olhos vendados, como se tivessem deficiência visual. Segundo o coordenador do Comdef, "o 'Café Sensorial' tem como objetivo mostrar à população o que o deficiente visual passa no dia a dia referente à sua alimentação".

A partir das 18h, também na quarta-feira, haverá a palestra "Autismo", na Faculdade Anhanguera, na rua Santa Catarina, número 1.005, no bairro Água Branca. Ao mesmo tempo ocorrerá uma apresentação de atividade artística no espaço da galeria da Unimep, das 20h40 às 21h.

Na quinta-feira (20), a Câmara promove o debate "Mobilidade para todos", às 14h. Por iniciativa da AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba), a partir das 19h, acontece no ginásio de esportes do curso de educação física da Unimep o evento "Vivências e Regras do Jogo do Basquete sobre Rodas", no qual a população poderá vivenciar o que um atleta do esporte faz para se locomover, quais são as regras da modalidade e outras curiosidades.

Sexta feira (21) é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e, para marcar a data, haverá a "Caminhada pela Inclusão" e a apresentação de entidades e associações ligadas às pessoas com deficiência. A caminhada iniciará às 9h em frente ao Mercado Municipal e percorrerá as ruas Governador Pedro de Toledo e São José até a praça José Bonifácio. No mesmo dia, às 9h10, ocorre a apresentação de dança "Dupla sobre Rodas" na Unimep.

A cidade recebe para a participação da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência a seleção brasileira de futsal com síndrome de Down fará um amistoso a partir das 15h30, no Centro de Reabilitação Piracicaba, na rua Almirante Barroso, número 500, no bairro São Judas Tadeu. Uma entrevista coletiva com a seleção acontece às 19h no Shopping Piracicaba.

A palestra "Os 10 anos da Política Nacional de Educação Especial da perspectiva da educação inclusiva" acontece também nesta sexta, às 19h30, no Auditório Verde da Unimep.

No sábado (22), último dia de atividades, a partir das 9h30 acontece, na Prefeitura, a palestra "Piracicaba acessível: Resgate histórico da implantação de projetos municipais", com Maria Cristina Dal Pozzo Arzolla ––que está à frente da exposição homônima que pode ser conferida ao longo de toda a semana também no Centro Cívico.

Logo após, ocorre a dança de cadeiras de rodas com Adriana Pagiaro, no mesmo local. Ainda no sábado, Dia Nacional do Atleta Paraolímpico, o Ginásio Municipal "Waldemar Blatkauskas" recebe às 15h o jogo do Campeonato Paulista de Basquete sobre Rodas entre a AAPP e a ADAD (Associação de Amigos Deficientes).

Leandro agradeceu o apoio de todas as secretarias, dos vereadores e do prefeito Barjas Negri (PSDB), que se disponibilizaram a ajudar o Comdef a realizar a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência.



Texto:  Thaís Passos
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas