PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE NOVEMBRO DE 2014

Colégios deverão ter sucos e frutas ricos em betacaroteno e vitamina C


Projeto de Paulo Campos obriga escolas particulares a oferecerem aos alunos frutas ou sucos com níveis significativos de betacaroteno e vitamina C.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Projeto de lei de Paulo Campos foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira



Com os objetivos de prevenir doenças e garantir a qualidade da alimentação da população em idade escolar, instituições de ensino particulares de Piracicaba terão de oferecer a seus alunos frutas ou sucos com níveis significativos de betacaroteno e vitamina C, como goiaba, abacaxi, maracujá, laranja, manga e acerola.

A obrigatoriedade está expressa no projeto de lei 222/2014, de autoria do vereador Paulo Campos (PROS) e aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (24). A implementação da nova regra nos estabelecimentos da rede pública municipal ficará a critério do Executivo.

Na justificativa da propositura, Paulo Campos destaca que o Brasil cultiva diversas espécies de frutas e que, com o passar dos anos, o consumo de alimentos naturais vem diminuindo gradativamente, sendo substituído por outros menos saudáveis, pobres em fibras, ricos em gorduras, predominantemente saturados e industrializados.

O vereador ressalta que a vitamina C, encontrada principalmente em frutas cítricas, auxilia na defesa do organismo contra infecções e é fundamental no combate aos radicais livres, em razão de sua função antioxidante. "Por isso, é imprescindível consumi-la todos os dias, já que suas reservas em nosso corpo são escassas", diz o parlamentar, ao frisar que os médicos recomendam a ingestão diária de 100 miligramas de vitamina C.

Já o betacaroteno, destaca Paulo Campos, é encontrado principalmente nas frutas de cor amarelo-alaranjada. Quando no corpo humano, transforma-se em vitamina A, que é importante para a formação dos ossos, para a visão e para o crescimento das crianças.

"Certamente, a inclusão de frutas e sucos ricos em betacaroteno e vitamina C na merenda escolar irá trazer novos e bons hábitos alimentares a nossas crianças, além de proporcionar o desenvolvimento de uma das mais importantes culturas agrícolas de nosso país", argumenta o vereador.



Texto:  Natália Zanini
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Paulo Campos

Notícias relacionadas