PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE FEVEREIRO DE 2015

Colégio Dom Bosco receberá moção por 65 anos de fundação


João Manoel é autor da propositura aprovada nesta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar destaca presença em 150 países dos cinco continentes



O vereador João Manoel dos Santos (PTB) irá homenagear o Colégio Salesiano Dom Bosco Cidade Alta pelos 65 anos de fundação e de presença salesiana na cidade, celebrados em 20 de agosto deste ano. É de sua autoria a moção de aplausos 8/2015, aprovada na 5ª reunião ordinária da Câmara, realizada nesta quinta-feira, 19. Receberá o título Antônio Carlos Galhardo, padre que é diretor geral da instituição. 

“Estamos no início do século 21. O centenário Sistema Preventivo de Dom Bosco, centrado na razão, religião e bondade, continua sendo referencial da formação oferecida no ambiente salesiano”, diz João Manoel no texto da moção de aplausos, ao lembrar que atualmente o sistema salesiano de ensino está espalhado em mais de 150 países nos cinco continentes.

Os primeiros salesianos enviados à Piracicaba foram os padres Pedro Baron e Ismael Simões e o clérigo Benevenuto Felipe Nery. Eles desembarcaram na Estação da Paulista em 7 de janeiro de 1950, por volta das 16h30. A recepção ficou por conta de dom Ernesto de Paula, bispo diocesano que desempenhava suas atividades na cidade desde 1945 e almejava a criação de um colégio católico para rapazes.

Eles ficaram provisoriamente instalados na rua José Ferraz de Carvalho, 872, sendo que o imóvel foi gentilmente cedido pelos capuchinhos e localizava-se ao lado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. 

No dia 1º de março de 1950 o padre Baron, escolhe o local do futuro Colégio, na antiga Chácara Laport, numa área de 15.660 metros quadrados. O terreno foi doado pelo prefeito Luiz Dias Gonzaga após votação municipal. No dia 20 de agosto de 1950 foi lançada a pedra fundamental e em 18 de dezembro do mesmo ano nasce o Oratório Festivo São Domingos Sávio.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas