PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE JULHO DE 2016

Chapéu é homenageado com o título Piracicabanus Praeclarus


Principal comenda aos cidadãos nascidos no município foi entregue em solenidade na noite desta sexta-feira (15)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 8) Salvar imagem em alta resolução

José Antonio da Silva, o Chapéu, esteve acompanhado com a sua esposa, Dreidy Mara de Almeida Silva

José Antonio da Silva, o Chapéu, esteve acompanhado com a sua esposa, Dreidy Mara de Almeida Silva
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

José Antonio da Silva, o Chapéu, esteve acompanhado com a sua esposa, Dreidy Mara de Almeida Silva



A Câmara de Vereadores de Piracicaba concedeu, na noite desta sexta-feira (15), o título de Piracicabanuns Praeclarus ao diretor de teatro, José Antonio da Silva, o Chapéu. A solenidade no salão nobre Helly de Campos de Melges contou com a presença de familiares e amigos, além de representantes da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e das unidades Sesc de Piracicaba e Rio Preto. 

“Aprendi uma palavra nova, Praeclarus, não sei se é boa ou ruim, mas a partir dela consegui reunir tantos amigos e familiares”, disse Chapéu, ao citar uma letra do compositor Renato Teixeira – “Amizade sincera é um santo remédio...” – para lembrar que a caminhada nas artes cênicas só foi possível pela parceria de tantas “pessoas que sempre acreditaram em mim e estiveram sempre juntas”, disse. 

Bastante emocionado, Chapéu destacou cada um dos ciclos de amizade, assim como a importância da família na formação. “Graças a vocês, meus irmãos e irmãs, graças a vocês, caboclos, eu estou aqui”, disse, ao lembrar que a família migrou de Minas Gerais para trabalhar nos canaviais da região de Piracicaba. “Sei que, se minha mãe estivesse aqui, ela estaria transbordando de alegria”, enfatizou o homenageado.

HISTÓRIA - Nascido em 22 de novembro de 1961, em Piracicaba, José Antonio da Silva é o caçula de dozes filhos de Dona Mariana Honório e Joaquim do Carmo da Silva. Foi o único na família a cursar uma faculdade, formou-se em Jornalismo pela Unimep e, mais tarde, especializou-se em Arte e Educação pela Esalq. Desde 1987 é responsável pelo setor de teatro da Unimep, sendo que, atualmente, também é membro do Conselho Municipal de Cultura e da Cooperativa Paulista de Teatro. 

“O Chapéu é um contador de histórias. A vida dele é composta de histórias de pessoas da nossa região”, disse Josué Adam Lazier, coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep. “Ao longo deste tempo na Unimep, ele tem possibilitado que alunos e alunas vivenciam a história e tem ajudado na divulgação de valores, possibilita que a arte e a cultura seja alcançada por estas pessoas.” 

Como artista, Chapéu encenou 14 dramas, entre eles Desventuras De Um Morto Vivo, O Navio Negreiro e Nonoberto Nonemorto. É um dos criadores do Grupo Andaime de Teatro Unimep, que está completando 30 anos em 2016. Ganhou prêmios pela atuação nos espetáculos As Desgraças De Uma Criança, O Pequenino Grão De Areia, Lugar Onde O Peixe Para e As Patacoadas De Cornélio Pires, além de ter sido Destaque Cultural de 2010 da Secretaria de Ação Cultural de Piracicaba e medalha José Maria Carvalho Ferreira de artes cênicas. 

A solenidade de entrega do título de Piracicabanus Praeclarus retratou a veia artística do homenageado. Contou com a apresentação da peça Lugar Onde O Peixe Para, do Grupo Andaime; além do grupo de ex-integrantes do Coral Unimep, com a regência do maestro Umberto Cantoni, com as músicas Tava Na Ponta e Bola de Meia, Bola de Gude. Na entrada do salão nobre da Câmara, integrantes do Grupo Coxixonacoxia fizeram uma intervenção oferecendo ‘Abraço Grátis’ ao público.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem

Notícias relacionadas