PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE JANEIRO DE 1765

Carta Régia autoriza a criação de Vilas e Freguesias


A fundação de Piracicaba deu-se em 1767



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Mapa da Capitania de São Paulo, elaborado em 1765 por Luiz Antônio de Souza, que foi Capitão General de São Paulo em 1773. Localização da Capela de São Miguel. (Fonte: AESP)



Visando a política de urbanização e povoamento, foram enviadas para todas as regiões do Brasil, em datas diversas, cartas régias e instruções para que as autoridades do governo promovessem a criação de povoações, freguesias e Vilas. As instruções régias de 23 de Janeiro de 1765 mandava D. Luiz Antonio de Souza Botelho Mourão, Morgado de Mateus, capitão-general de São Paulo, que erigissem em vilas as aldeias indígenas e também que "os vadios dispersos ou que vivem em sítios volantes" se concentrassem em povoações onde pudessem receber os sacramentos e estar prontos para "todas as ocasiões do seu Real Serviço".  A fundação de Piracicaba ocorre na década seguinte, em 1767.

Carta Régia é um documento oficial, assinado por um monarca, contendo determinações gerais e permanentes.

Imagem: Mapa da Capitania de São Paulo, elaborado em 1765 por Luiz Antônio de Souza, que foi Capitão General de São Paulo em 1773. Localização da Capela de São Miguel. (Fonte: AESP)

Referências

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Cidades e vilas pombalinas no Brasil do século XVIII. In: Anais da XV Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica/SBPH, Curitiba, 1995.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Pombal e o povoamento do Brasil: criação de vilas. Mesa-redonda sobre História Urbana. In: Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte , Salvador, EDUFBa. 1997.

REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO. Rio de Janeiro v. 5, p. 355, 1957.

 



Texto:  Fábio Bragança


O Dia na História

Notícias relacionadas