PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE JULHO DE 2018

Capitão Gomes quer dar continuidade a ações em prol do meio ambiente


Retomar proposta para recuperação de lagoas está nos planos do vereador, que no 1º semestre defendeu a construção de parques lineares e manifestou apoio ao XV.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Capitão Gomes é membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável



A análise de alternativas para a recuperação de duas lagoas em Piracicaba está entre as propostas que o vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), quer levar adiante neste semestre. O parlamentar pretende voltar a colocar em tramitação na Câmara texto que constitui comissão de estudos sobre novas fontes de captação e armazenamento de água para a cidade.

Denominada de "Projeto Lago Azul", a iniciativa consiste em recuperar a lagoa de decantação e a lagoa de captação do antigo sistema de abastecimento de Ártemis, situadas no bairro Lago Azul, entre Piracicaba e Águas de São Pedro.

O parlamentar aponta que os bolsões, assoreados, são responsáveis pela inundação da área urbanizada em períodos de chuva e que o terreno ocupado pelas lagoas é frequentemente utilizado para depósito de lixo e desmanche de veículos e por usuários de drogas.

Além da reativação das lagoas, o projeto sugere a reabilitação da área de lazer no entorno, o incentivo para que a comunidade preserve o local, o repovoamento das lagoas pela fauna nativa, a criação de reservatório para abastecimento de água potável e o incentivo ao turismo ecológico regional.

A iniciativa de Capitão Gomes soma-se às ações que seu mandato tem proposto para a promoção da qualidade de vida da população e ao trabalho que o vereador vem fazendo como membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara. O parlamentar afirma orgulhar-se do fato de os integrantes da comissão "terem independência" ao emitir pareceres contrários às proposituras que entram na Casa, como quando sugeriram a retirada do projeto de implantação da Operação Consorciada Corumbataí.

A comissão, por sinal, encampou uma proposta do vereador de sugerir ao Executivo a criação de um parque linear ao longo do ribeirão Piracicamirim, entre a rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) e a rotatória das avenidas Piracicamirim e Rio das Pedras, em trecho de aproximadamente três quilômetros.

A proposta tem como objetivos preservar a mata ciliar e o ecossistema e ampliar os espaços públicos para atividades de lazer, recreação e esportivas, com a abertura de pista de caminhada, ciclovias, horta comunitária e academia ao ar livre. A manutenção ficaria a cargo da iniciativa privada, por meio do programa "Adote uma Área". Outra indicação, também do vereador, sugere a construção de um segundo parque linear em trecho de área desocupada na avenida 31 de Março.

ESPORTE E CULTURA - Ao longo do primeiro semestre, Capitão Gomes estimulou campanhas em apoio ao XV de Piracicaba. Além de ocupar a tribuna durante as reuniões ordinárias para esclarecer a situação do clube, ele fez um apelo, em entrevista ao programa "Primeiro Tempo", da TV Câmara, para que a população participasse dos jogos e ajudasse na contribuição embutida na cobrança mensal emitida pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). "Essa campanha que fizemos para Piracicaba 'abraçar' o XV é fortalecendo principalmente as categorias de base do clube, para que possamos criar polos na periferia a fim de trazer a criança ao esporte e retirá-la desses ambientes hostis", explicou.

É ideia do vereador, também, tornar o XV de Piracicaba uma "marca", um patrimônio público imaterial, como foi feito com o sotaque "caipiracicabano". "À medida que se transforma o XV em instituição cultural, abrem-se mais portas para ir além do futebol", disse. "A cidade já é conhecida pela pamonha, pelo sotaque e pelo XV de Piracicaba", completou.

Na cultura, a construção de um Memorial Afro-Brasileiro em Piracicaba, que está em fase de planejamento, partiu de uma iniciativa de Capitão Gomes. O monumento contempla uma antiga aspiração da comunidade negra local, em celebração à libertação dos povos africanos escravizados no Brasil, e será instalado na praça Dr. Jorge Tibiriçá —no entorno da Escola Estadual "Morais Barros", no cruzamento das ruas 13 de Maio e Rosário —, local de sepultamento de pessoas escravizadas.



Texto:  Lucas Lima
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas