PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE NOVEMBRO DE 2019

Campanha de conscientização mira Diabetes e Câncer de Próstata


A Câmara de Piracicaba, com respaldo do gabinete do vereador Pedro Kawai reforça a importância do despertar de conscientização da população sobre estas doenças



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Campanha de conscientização mira Diabetes e Câncer de Próstata

Campanha de conscientização mira Diabetes e Câncer de Próstata
Foto: Arquivo Histórico da Câmara (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Campanha de conscientização mira Diabetes e Câncer de Próstata

Campanha de conscientização mira Diabetes e Câncer de Próstata
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Campanha de conscientização mira Diabetes e Câncer de Próstata



"Um olhar azul para a vida!". Com enfoque neste slogan, a Câmara de Vereadores de Piracicaba se une a diversas entidades na campanha que destaca o Dia Municipal de Combate ao Diabetes e ao Câncer de Próstata, evento realizado pelo gabinete de Pedro Kawai (PSDB) e pela Associação Amigos do Diabetes. 

O evento acontece neste sábado (9), das 9 às 13 horas, na praça José Bonifácio, no Centro, pelo quinto ano consecutivo. 

A iniciativa trabalha o despertar de conscietização das pessoas e fará coleta de sangue para o PSA (Antígeno Prostático Específico) -- proteína que é produzida pelo tecido prostático.

O evento terá colaboração da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Assistência Farmacêutica, da Coordenação em Programas de Alimentação de Saúde, da Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição, dos hospitais Unimed e Fornecedores de Cana e do Instituto de Urologia de Piracicaba. 

O evento também contará com atendimento ao diabetes. Se houver alteração na glicemia, o Grupo Amigos do Diabetes orientará os pacientes, com os resultados sendo encaminhados para a unidade de saúde do bairro da pessoa. 

A expectativa é pela realização de até mil aferições de glicemia, roda de conversa com pessoas com diabetes, orientação nutricional e farmacêutica, triagem para detecção de câncer de próstata e distribuição de material educativo aos presentes. 

O vereador Pedro Kawai destaca a importância do alerta sobre câncer de próstata, onde no Brasil morrem diariamente 42 homens, por não procurarem por um diagnósico precose, por não se cuidar, visto que o homem não tem este constume, de mensalmente ou anualmente procurar um médico para analisar como está a sua saúde. 

Quanto ao diabetes, o alerta é que esta doença é gigantesca e ataca silenciosamente, sendo que um número significativo de pessoas tem e às vezes não sabem, o que torna importante a orientação e o controle da glicemia e de uma alimentação saudável. 

Kawai também enaltece os vários parceiros elencados nesta questão, em todos os sentidos, no diagnóstico, prevenção e no tratamento adequado visando a melhoria sempre significativa da qualidade de vida. A realização é do gabinete do parlamentar, com a Associação Amigos do Diabetes. A patrocinadora é a Anhembi Morumbi e os apoiadores são Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Cpan, Cadme e DAF), Unimed, Instituto de Urologia de Piracicaba, Desbravadores, Lions, Hospital Fornecedores de Cana, Associação Piracicabana de Ostomizados, Café Ducati, Drogal, Grupo Unidas e Etec Fernando Febeliano da Costa. 

O parlamentar também acentua a participação do Grupo Amigos do Diabetes, que por intermédio de seu gabinete deram início ao nascimento da campanha em Piracicaba. Também ressalta que em função do diabetes a pessoa pode apresentar problemas no coração, de AVC (Acidente Cárdio Vascular), que estão diretamente ligados a esta doença.

"Foi muito importante começarmos esta discussão no município", disse o parlamentar, que também agradece a Associação pelo início dos trabalhos de conscientização.

Kawai ainda aponta que uma simples mudança de hábito, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada podem evitar e amenizar o uso de medicações pesadas.  



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde Pedro Kawai

Notícias relacionadas