PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE FEVEREIRO DE 2020

Câmara vota, nesta segunda (10), proibição de fogos artifícios


Projeto de lei complementar 10/2019, do vereador Marcos Abdala (REP), está na Pauta da Ordem do Dia da 3ª reunião ordinária.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A proibição do manuseio, da utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios será votada segunda-feira (10) na 3ª reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Está na Pauta da Ordem do Dia, em Primeira Discussão, o projeto de lei complementar 10/2019, do vereador Marcos Abdala (REP). Antes de ser enviado à sanção do prefeito, deverá passar por mais um turno de votação. 

Protocolado em junho do ano passado, o PLC recebeu pareceres favoráveis da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas, da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia e da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

A propositura altera o artigo 149 da lei complementar 178, ao suprimir o inciso I e acrescentar o artigo 149-A, que além de proibir expressamente os fogos de artifícios, inclui ainda “quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso nos eventos em ambientes fechados e abertos, em área públicas ou privadas”.

O texto define como “eventos” o deslocamento e concentração de pessoas para festas, concertos, desfiles, comemorações de datas festivas, lançamento de produtos, promoções de estabelecimentos comerciais, atividades esportivas, educacionais e religiosas. Também relaciona os tipos de fogos que produzem estampidos: bomba aérea; bomba de solo; estalo de salão; foguete (A), tubo com carga de projeção contendo balas e/ou bombas aéreas; tubo de lançamento-morteiro (B), tubo com carga de projeção contendo bomba aérea singela; candela, tubo com diversas cargas de projeção contendo baladas e/ou bombas aéreas, montadas em alternância; rojão; bolas crepitantes; bateria; e girândolas. 

O PLC também cria o artigo 149-B, que detalha que a proibição não atinge os eventos considerados como Patrimônios Culturais Imateriais no Município, devidamente registrados e aprovados e com certificado emitido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac).

PAUTA – Na 3a reunião ordinária estão pautados, em Discussão Única, moção de aplausos 13/2020, e os requerimentos 93, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105 e 110, todos de 2020. Está previsto o uso da tribuna popular por Maria Angélica, que falará da exposição de pessoas em frente ao Banco Itaú e mato nas calçadas. 

A reunião ordinária pode ser acompanhada direto da Galeria do Plenário Francisco Antonio Coelho, sem inscrição prévia. Os interessados devem, apenas, se apresentar na recepção do prédio principal da Câmara, com entrada pela rua Alferes José Caetano, 834, Centro. Também ser assistida, ao vivo, na TV Câmara, no canal 4 da NET, 9 da Vivo Fibra e 60.4 (TV aberta), além das redes sociais, Facebook e Youtube, e no site oficial, www.camarapiracicaba.sp.gov.br, onde é transmitida Rádio Web. 

A partir das 20h, a reunião ordinária passa a ser transmitida pela Rádio Educativa FM, no 105,9 ou ainda no site www.educativafm.com.br.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas