PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE SETEMBRO DE 2015

Câmara sedia Semana Educativa de Prevenção às DSTs/Aids


Na 16ª edição, o evento tem como objetivo conscientizar a população jovem da cidade em relação às doenças sexualmente transmissíveis



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Paulo Ricardo dos Santos (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba sediou na tarde desta sexta-feira (25) uma das ações da Semana Educativa de Prevenção às DSTs/Aids. A iniciativa está na 16ª edição e teve início com o Decreto Legislativo do ex-vereador Ademar do Carmo Luciano Júnior, em parceria com o Cedic (Centro de Doenças Infecto-Contagiosas), da Secretaria de Saúde. Atualmente, as atividades são comandadas pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB) e têm como objetivo conscientizar a população jovem em relação às doenças sexualmente transmissíveis.

Durante a tarde, aproximadamente 30 alunos do curso de enfermagem do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) acompanharam palestras com profissionais da área da saúde. Para a professora do curso, Lilian Góia, convidar os alunos foi importante para complementar o aprendizado. “Os estudantes estão no segundo módulo do curso, quando estudamos epidemiologia, ou seja, o convite ‘serviu como uma luva’ para eles”, comentou.

Para o parlamentar, é importante o processo de incentivo à proteção na relação sexual, já que estão acontecendo cada vez mais cedo entre os jovens. “Ter controle da sexualidade é impossível, então buscamos por meio dessas atividades levar informação para que não só os jovens, mas toda sociedade, tenha segurança na hora da prática sexual”, defendeu.

Um dos palestrantes, o coordenador do Programa Municipal DSTs/Aids, Moisés Taglietta, fez breve apresentação aos estudantes, mostrando como as doenças se disseminam na sociedade, riscos e vulnerabilidade, os mitos e verdades das transmissões e a dificuldade da conscientização. “As pessoas sabem que precisam se prevenir, mas não usam camisinha, sabem que precisam fazer o teste, mas não fazem, essa é a grande dificuldade do nosso trabalho, fazer com que as pessoas lidem com a prevenção normalmente”, disse.

Após a apresentação, Taglietta convidou a psicóloga Maria Regina Teixeira e a auxiliar de enfermagem do Cedic, Cecília Vaz, para participarem de bate-papo com os alunos e esclarecem dúvidas dos futuros profissionais de enfermagem. Cecília comentou a importância de estarem preparados para receber todos pacientes, principalmente no acolhimento – avaliação prévia do estado de saúde. “É muito importante manter o elo com o paciente, para conseguirmos identificar o atendimento que ele demanda e passar para o médico”, comentou a enfermeira.

Para Maria Regina, profissionais da saúde são formadores de opinião, por isso é fundamental que todos tenham conhecimento dos procedimentos de prevenção e saibam acolher um paciente que chegue com dúvidas em relação às doenças sexualmente transmissíveis. “Partimos do princípio que todos têm acesso à informação, mas será que é realmente assim? Com o advento dos celulares e tecnologias a leitura ficou cada vez mais rápida, as pessoas não digerem o conhecimento e a informação”, defendeu a psicóloga.

Aos 17 anos, Sara Lia é uma das alunas do curso e disse que os ensinamentos serão levados não só para vida profissional, mas também pessoal. “Foi possível entender a dificuldade das pessoas e também ter respostas sobre dúvidas que eu mesma tinha”, comentou. A próxima atividade da semana será terça-feira (29), com a participação dos mesmos profissionais que conversarão com 210 alunos da rede pública. O evento será às 8h30, também na Câmara. 



Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas