PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE FEVEREIRO DE 2019

Câmara sedia reunião do grupo “Fumantes Anônimos”


Palestra sobre tabagismo acontece nesta terça-feira (19), a partir das 20h, na sala de reuniões do 2º andar do Prédio Anexo da Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Palestra sobre tabagismo foi solicitada pelo vereador Paulo Campos (PSD)



Representantes do grupo “Fumantes Anônimos” estarão nesta terça-feira (19), a partir das 20h, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, onde realizam palestra sobre tabagismo e como é o método desenvolvido pela irmandade criada nos anos 1980 nos EUA – e desde os anos 1990 no País – que estimula “12 passos” para parar de fumar. O evento será na sala de reuniões do 2º andar do Prédio Anexo (com entrada pela rua São José, 457, Centro).

Solicitada pelo vereador Paulo Campos (PSD), a reunião tem o tema “Para de Fumar – Decidido”, baseado na regra inicial do grupo, na qual o fumante deve ter apenas a consciência da dependência e reconhecer a compulsão sobre a “primeira nicotina”. “A admissão dá a condição de tornar a mente aberta e disposta a aceitar forças maiores”, diz o texto do grupo para o evento.

No texto do Fumantes Anônimos, eles salientam que pesquisas norte-americanas recentes mostram que entre 75 a 85% dos 50 milhões de fumantes nos EUA gostaria de parar, mas ainda não foram capazes. “No caso de toda esta companhia não ser confortadora, fará sentir-se melhor saber que 38 milhões de norte-americanos já pararam e outros 1,3 milhão a cada ano conseguem”, acrescenta o texto do grupo.

Durante a palestra, eles divulgam informações a respeito da indústria do tabaco, como o fato de que 50 mil estudos científicos já relataram a ligação direta entre cigarro e diversas doenças, assim como a publicação Surgeon General detalha que “fumar representa a mais extensivamente documentada causa de doenças jamais investigada na história da pesquisa biomédica”.

Fumar causa câncer dos pulmões, laringe, esôfago, cavidade oral (boca, língua, lábios, gengivas, palato) e garganta, assim como doenças cardíacas, derrame cerebral, enfisema e bloqueia as artérias das mãos e dos pés. Contribui ainda para causa de câncer cervical, aumenta os riscos de câncer pancreático e úlceras, gripes, pneumonia, bronquite, hemorragia cerebral e aneurisma da artéria abdominal. Também é associado a envelhecimento precoce da pele facial, especialmente ao redor dos olhos e da boca.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde

Notícias relacionadas