PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE JULHO DE 2016

Câmara recebe estudantes do Instituto Formar no Conheça o Legislativo


Eles participaram do programa na tarde desta segunda-feira (4), onde acompanharam palestras e simulação de reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Laura Leite (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba recebeu, na tarde desta segunda-feira (4), estudantes da turma de Treinamento Básico de Formação do Instituto Formar para participarem do programa Conheça o Legislativo, onde são oferecidas palestras sobre a história de formação dos parlamentos, divisão de poderes, importância das leis na sociedade e, por fim, os alunos simulam uma reunião camarária, onde eles têm um pouco da vivência do trabalho dos vereadores.

Na primeira palestra, o diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança, ensinou a formação do conceito de câmara que se instalou no País, a partir das tradições portuguesas. “O rei entendeu que precisava ter um representante nas diversas regiões de Portugal e ali ele criou a figura do ‘homem bom’, que mais tarde seria trazida ao Brasil, durante o período da colonização”, explicou.

Em seguida, o funcionário do Departamento Jurídico, Bruno Didoné de Oliveira, destacou a divisão dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário –, determinando a função de cada um deles. Na apresentação, ele detalhou os atuais representantes políticos nos diferentes níveis: federal, estadual e municipal. “É sempre importante saber as esferas de cada um destes representantes, para ter clareza de quem deve intervir em determinado tema da sociedade”, disse.

Ao final, os estudantes participaram da simulação de uma reunião ordinária dos vereadores. Como tem sido feito nas diversas edições do Conheça o Legislativo, a discussão versou sobre a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. No debate, os estudantes rejeitaram a mudança com seis votos contrários.

A assistente de Recursos Humanos, Vanusa Alves Raimundo, destacou que os estudantes desta turma participaram de um curso de formação dentro do Instituto Formar, antes de irem ao Programa de Aprendizagem, quando eles estudam e trabalham em diferentes turnos. “Aqui, eles têm aulas sobre ética, comunicação, informática, participação social e recursos humanos, com uma grande abrangência, antes de partirem para a formação profissional”, destacou Vanusa.

Também acompanhou os estudantes a assistente social Vanessa Godoy Chiode.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Conheça o Legislativo

Notícias relacionadas