PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE JANEIRO DE 2019

Câmara realiza reunião solene pelo Dia do Carteiro


Iniciativa do vereador Paulo Campos (PSD), evento acontece na noite desta quinta-feira (24)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Reunião solene em homenagem ao Dia do Carteiro é iniciativa do vereador Paulo Campos (PSD)



Uma das instituições mais antigas do País, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos celebram, em 25 de janeiro, data de sua fundação, o Dia do Carteiro. Por iniciativa do vereador Paulo Campos (PSD), a Câmara de Vereadores de Piracicaba celebra a importância desta profissão em reunião solene, a partir das 19h30, nesta quinta-feira (24).

Conforme o projeto de decreto legislativo 25/2015, o vereador relata a importância do carteiro no País. “Eles são a face mais visível dos Correios e contribuem para o elevado conceito que a instituição tem junto à população”, destaca Paulo Campos, no texto do PDL.

Ele cita, ainda, que pesquisas do Correios apontam que o nível de confiança nos carteiros chega a 90%, uma das mais admiradas do País. “Sãos eles que, fielmente, cumprem sua missão, tornando-se o elo principal entre as pessoas independentemente da distância”, acrescenta Campos.

CORREIOS – Foi em 25 de janeiro de 1663 que o Reino de Portugal instituiu o Correio-Mor no Brasil, uma organização paraestatal e qualificada para receber e expedir correspondências. Em 1835, passou a fazer a entrega de correspondência a domicílio. Até então só tinham esse direito casas comerciais e particulares que pagassem contribuição anual.

Em 1852, o telégrafo foi introduzido no Brasil e a Repartição Geral dos Telégrafos era separada do Departamento de Correios. Somente em 1931 é que houve a fusão dos dois serviços, criando-se o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Em 20 de março de 1969, o antigo DCT foi transformado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Paulo Campos

Notícias relacionadas