PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE MAIO DE 2018

Câmara promove entrega de título a Luiz Carlos Motta, hoje, 11


Presidente da Fecomerciários, Motta receberá o Título de Cidadão Piracicabano, conforme iniciativa do vereador Marcos Abdala



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Marcos Abdala



A Câmara de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Marcos Abdala (PRB), de acordo com o projeto de decreto legislativo 24/2017, de sua autoria promove reunião solene nesta sexta-feira (11), às 19h30, nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges" para entregar o título de Cidadão Piracicabano ao presidente da Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo), Luiz Carlos Motta.

Luiz Carlos Motta nasceu em Ribeirão Preto/SP, dia 24 de abril de 1959. É casado com Elaine e pai de Tassius e Matheus. É presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, a Fecomerciários, entidade que representa cerca de 2,7 milhões de trabalhadores, com sede na cidade de São Paulo, na rua dos Pinheiros, 20 — Pinheiros.

Também foi eleito presidente da Central Sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores) no Estado de São Paulo, em 23 de maio de 2014, prestando relevantes serviços para todos os trabalhadores. Ocupa o cargo de 2º Vice-Presidente na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

Nomeado pelo governador Geraldo Alckmin, Motta é Conselheiro Administrativo da Agência Estadual de Fomento denominada — Desenvolve - São Paulo.

Ocupa o cargo de tesoureiro e delegado Federativo no Sindicato dos Comerciários de Tupã no qual iniciou sua carreira sindical nos anos 80. Presidente da Cooperativa Habitacional dos Comerciários do Estado de São Paulo. Também é Conselheiro do Sesc e Primeiro Suplente de Deputado Federal.

Formação Universitária

Na vida acadêmica Motta formou-se Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis de Administração de Tupã.

Bacharel em Ciências com Habilitação em Matemática, Licenciatura Plena e de Primeiro Grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tupã.
Licenciatura Plena pela Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente.

Trajetória

Motta criou-se em Tupã, cidade onde estudou, constituiu família e iniciou sua trajetória sindical ao se filiar no Sindicato dos Empregados no Comércio local.
Na Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, passou por funções que o capacitaram a ocupar a vice-presidência nos anos 90. Na década seguinte, foi eleito presidente.

Em 2014, iniciou um novo mandato com 100% dos votos válidos. Fechou o ano de 2014 comemorando a conquista de 10 anos consecutivos de aumento real à categoria. Na década, o índice acumulado foi de 21,77%.

Já instalou 13 regionais da Fecomerciários no Estado, descentralizando a ação federativa para chegar, com qualidade, em todos os municípios do estado de São Paulo

Inaugurou sedes e subsedes dos Sindicatos Filiados em todas as regiões do território paulista.

Construiu, nas mais variadas cidades, cerca de 14 mil casas entregues aos trabalhadores pela Cooperativa Habitacional dos Comerciários do Estado de São Paulo, da qual é presidente.

Tem forte atuação no programa estadual Fórum em Rede: Criança não Trabalha. Promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio da dinâmica denominada "Café Sensorial". Participa de programas de preservação do meio ambiente, a exemplo do Eco Comerciários.

Desponta como um dos mais atuantes dirigentes sindicais responsáveis pela regulamentação da profissão de Comerciário. Em todas essas situações, Motta reforça seu comprometimento principal: defender os direitos dos comerciários.

Atualmente, redobra suas atenções para a preservação de direitos trabalhistas ameaçados mediante o pretendido ajuste econômico recentemente anunciado pelo Governo Federal.

O sindicalista afirma: "são direitos sagrados que conquistamos com o suor das nossas lutas Não mediremos esforços para preservá-los". Essas atividades projetaram o nome de Motta no Estado, no Brasil e no Exterior.

No ano de 2012 representou todos os trabalhadores brasileiros na 101ª Conferência Internacional da OIT, órgão da ONU, em Genebra, na Suíça. Diante de representantes de centenas de países reforçou sua luta pela adoção do trabalho decente no Brasil.

Recebeu entre 2009 e 2016, 32 Títulos de Cidadão de 32 cidades diferentes, entre elas: Votuporanga, Ourinhos, Sorocaba, Jaboticabal; Araraquara, Avaré, Sertãozinho, Taquaritinga, Tupã, Matão, Américo Brasiliense, Monte Alto, Lorena, Cruzeiro, Nova Europa, Barretos, São Paulo, Tabatinga, Marília, Dourado, Birigui, Pirassununga, Campinas, Bebedouro, Santa Lucia, Guaratinguetá, Santos, Sumaré, Bananal, Santa Ernestina, Dobrada e Registro.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem Marcos Abdala

Notícias relacionadas