PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE MARÇO DE 2020

Câmara prepara medidas de proteção contra o coronavírus


Vereadores médicos orientaram a Mesa Diretora quanto a necessidade de ações que evitem a rápida propagação do vírus



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Medidas começaram a ser desenvolvidas há duas semanas

Medidas começaram a ser desenvolvidas há duas semanas
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Reforço da disponibilização de álcool gel está entre as medidas já adotadas

Reforço da disponibilização de álcool gel está entre as medidas já adotadas
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Elaboração de peças educativas para a orientação do público está entre as ações

Elaboração de peças educativas para a orientação do público está entre as ações
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Elaboração de peças educativas para a orientação do público está entre as ações



Quarenta e sete mil foi o número de pessoas que passaram pela Câmara de Vereadores de Piracicaba em 2019, média de 3.900 pessoas por mês envolvidas nas diversas atividades da Casa, assim como em visita aos departamentos e gabinetes de vereadores.

O dado, extremamente positivo quanto à participação popular, é, agora, uma preocupação levantada por vereadores médicos, que levaram à Mesa Diretora sugestões sobre ações emergenciais para garantir a segurança da população que frequenta o Legislativo, assim como a dos servidores, diante da epidemia do coronavírus.

Já há duas semanas, por determinação do presidente Gilmar Rotta (MDB), ações internas foram executadas, como o reforço da disponibilização de álcool gel e ampliação de displays para o produto em todos os setores de acesso público e restrito, e a elaboração de peças educativas para a orientação do público sobre como se prevenir e buscar evitar a contaminação pelo vírus.

Com o crescimento exponencial da propagação do vírus, aumento do número de casos confirmados no Estado de São Paulo, o fechamento de universidades e ações de outros órgãos públicos, a Câmara de Piracicaba tomará medidas já a partir de segunda-feira (16), através da uma norma que regule como serão as atividades no período de 30 dias. “Vamos deixar a Casa preparada e acompanhar todo o desenvolvimento da situação”, disse o presidente.

Segundo o médico cardiologista Paulo Serra (CID), cada pessoa infectada transmite o vírus a outras quatro, sem mesmo perceber sintomas da contaminação. “E isso se multiplica rapidamente”, disse.

Ronaldo Moschini (CID), médico ginecologista e socorrista do Samu, reitera as preocupações, dizendo que o objetivo é colaborar com a comunidade e garantir a tranquilidade, mas que a preocupação deve ser de todos.

Ary Pedroso (SD), médico gastroenterologista, reforça as falas dos colegas, apontando hospitais que já estão se preparando para receber os possíveis casos.

Diante dos relatos e o consenso dos vereadores, Gilmar Rotta determinou os estudos, que trarão uma solução a ser informada na segunda-feira.

As ideias iniciais, que serão aprofundadas, deverão reduzir a circulação de pessoas nos dois prédios da Casa e adequar a realização das reuniões ordinárias que, em média, duram quatro horas.

“A maioria dos ambientes da Casa é fechada, o que pode favorecer a transmissão. Vamos definir medidas que não prejudiquem o andamento dos trabalhos legislativos e a votação dos projetos”, disse Gilmar.



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Coronavírus André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Notícias relacionadas