PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE JULHO DE 2019

Câmara prepara ações visando sustentabilidade e economia


Câmara Sustentável é somatória de iniciativas da Mesa e vereadores



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Como forma de contribuir com o meio ambiente, visando a sustentabilidade e buscando também economia de recursos, a Câmara de Vereadores de Piracicaba iniciou, ainda no primeiro semestre com a posse do novo presidente Gilmar Rotta (MDB), estudos para a aplicação do projeto Câmara Sustentável. As ações tiveram início com levantamentos internos do consumo de copos descartáveis e do descarte dos resíduos produzidos pelo Legislativo, realizados pelo Departamento de Administração.

Aprovada em setembro do ano passado, a resolução 5/2018 trata da coleta seletiva na Câmara de Vereadores e relaciona algumas providências a serem tomadas pela Casa. De autoria da vereadora Nancy Thame (PSDB) e do vereador Capitão Gomes (PP), a proposta foi reforçada ao presidente Gilmar Rotta, que determinou estudos sobre as mudanças necessárias. Como a resolução trata especificamente sobre a coleta seletiva, o presidente determinou que os estudos fossem ampliados e que fossem agregadas novas propostas, para que o projeto abrangesse a ideia de sustentabilidade na Casa.

Segundo Gilmar Rotta, uma das iniciativas que já estão encaminhadas é a adesão às canecas de cerâmica, em substituição aos copos plásticos utilizados pelo público interno. Estão em fase de coleta de preços pelo setor de compras as unidades que deverão ser distribuídas aos servidores efetivos, comissionados, vereadores, estagiários e terceirizados. “Somente esta medida vai contribuir efetivamente para a redução de resíduos gerados no consumo de água e café”, explicou o presidente.

Nesta semana, o vereador André Bandeira (PSDB) encaminhou ofício à presidência solicitando a substituição dos copos. “Os plásticos são fabricados através da polimerização de elementos. Muitas vezes, eles são produzidos através de derivados do petróleo. Por este motivo, o plástico tem grande dificuldade de se degradar na natureza”, pontuou o vereador. Na sugestão do vereador, a ideia é a substituição por copos biodegradáveis para os visitantes, além de propor as canecas já em fase de aquisição. “O objetivo é reduzir os impactos ambientais causados pelo consumo de milhões de copos por ano”, argumentou.

Outra providência tomada pela presidência é a substituição e ampliação dos coletores de resíduos sólidos externos, além de incluir nos gabinetes dos vereadores e departamentos a coleta separada dos papeis. “São medidas que vão reduzir em muito a produção dos resíduos e garantir destinação correta”, explicou Gilmar Rotta.

No mês de agosto, aproveitando agenda em que buscará recursos para a área de saúde em Brasília, o presidente pretende se reunir com a direção geral do Senado Federal, que está desenvolvendo um amplo projeto visando a sustentabilidade e economia. “O Senado está atuando desde a redução de impressões até a substituição de lâmpadas. Vamos buscar experiências que estão dando certo para trazer para Piracicaba. É mais uma forma de respeito ao erário”, finalizou.



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Câmara

Notícias relacionadas