PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE JULHO DE 2014

Câmara pede agilidade na solução de demandas do transporte público


Audiência pública na tarde desta segunda-feira (21) levantou diversos questionamentos quanto às definições de itinerários e horários dos ônibus



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Dois meses após a empresa Via Ágil assumir o transporte público do município, a Câmara de Vereadores de Piracicaba pede “mais agilidade” na solução das demandas do setor. Na tarde desta segunda-feira (21) o vereador Paulo Campos (PROS) foi o anfitrião de audiência pública com representantes da empresa e da Prefeitura, entre eles Jorge Akira (secretário municipal de Transito e Transportes – Semuttran) e o procurador-geral do município Mauro Rontani, onde encaminhou reivindicações sobre itinerários e horários dos ônibus. 

“Estamos aqui para obter esclarecimentos em algumas demandas e, ao mesmo tempo, pedir agilidade na solução das demandas da população”, disse Paulo Campos, autor do requerimento 650/2015, aprovado pelos vereadores, em que solicitou a convocação da audiência pública. Laércio Trevisan Jr. (PR) foi ainda mais enfático com os agentes públicos. “Diariamente, recebemos pedidos de usuários do sistema público de diversas regiões da cidade, e ficamos com certa agonia quando não vemos estas solicitações atendidas”, disse. 

A audiência pública durou em torno de duas horas e, além dos legisladores, a população também pode participar, com questionamentos realizados a partir da galeria do plenário Francisco Antonio Coelho. De maneira geral, os pedidos basearam-se na necessidade de mudanças de itinerários, como o do ônibus entre o bairro Novo Horizonte e o Centro, sobre o qual usuários pedem que o veículo passe pelos bairros Santa Fé I e II, além do que o trajeto fosse feito pelo Terminal do São Jorge e não pelo do Vila Cristina. 

Também foram apontados diversos problemas no transporte público de Piracicaba. Entre os principais, está a falta de informação sobre o itinerário dos ônibus nos pontos de parada, “porque existem muitas pessoas que não se utilizam diariamente, mas eventualmente precisam do transporte e sentem falta destes detalhamentos”, como declarou Débora Rossini, assessora do vereador Paulo Camolesi (PV). Foi exigida, tanto da empresa quanto do poder público, maior transparência na definição do plano de mobilidade do transporte público, o qual deve ficar pronto nos próximos meses, definindo os próximos investimentos no sistema municipal. 

PREFEITURA - O secretário Jorge Akira explicou que, desde maio, quando a Via Ágil assumiu o transporte público de Piracicaba, diversas melhorias já foram realizadas, como a inserção de 25 novos veículos, “além de outros 25 que serão integrados à frota nos próximos meses”, disse. Ele lembrou ainda que a Prefeitura Municipal assinou contrato no valor de R$ 55 milhões com o Ministério das Cidades, do governo federal, para o investimento em 30 quilômetros de corredores preferenciais, entre outros investimentos no sistema, “o que dará muito mais agilidade no transporte e qualidade”, acredita o titular da Semuttran. 

A audiência pública contou com o presidente da Via Ágila, Fábio Luis Marchiori Jr., além do diretor da Semuttran, Vanderlei Quartarollo, os vereadores Chico Almeida (PT) e Luiz Arruda (PV), e representantes do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) e do deputado estadual Dilmo Santos (PV). 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Trânsito e Transportes Paulo Campos

Notícias relacionadas