PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE NOVEMBRO DE 2019

Câmara institui Medalha de Mérito do Samba Zazá Brasileira


Vereador Marcos Abdala é autor do decreto legislativo 20/2019, que trata da homenagem



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Aprovação de propositura de Marcos Abdala ocorreu na 65ª reunião ordinária



A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou, na noite desta quinta-feira (7), na 65ª reunião ordinária, o decreto legislativo 20/2019, de autoria do vereador Marcos Abdala (REP), que institui na Casa a Medalha de Mérito do Samba Zazá. Músicos, artistas e sambistas do município que mais se destacaram no desempenho das duas funções, durante o ano, poderão receber a homnenagem.

O nome da medalha é uma forma de reconhecimento à trajetória de Isaira Aparecida Barbosa, sambista e presença constante nos Projetos 14 Sambas "da vida".

A homenagem será entregue em reunião solene previamente determinada nos termos do artigo 29, do decreto legislativo 32/2015.  A Câmara designará uma comissão, formada por quatro membros e integrada por assessores parlamentares e funcionários, para acompanhar a seleção dos homenageados. A comissão julgadora será presidida por membro indicado pelo vereador autor do decreto legislativo e, na sua impossibilidade, por pessoa designada por meio de votação do plenário. 

TRAJETÓRIA - Na justificativa do decreto, Abdala reforça que Zazá trabalhou como vendedora de cachorro-quente, cozinheira de creche e vendedora autônoma. Voltou a estudar e se formou em técnica em nutrição e dietética, trabalhando na Bioagri até a sua morte, em outubro de 2007, aos 41 anos.

Sua carreira musical foi descoberta numa brincadeira de videokê. Ela começou a tragetória artística no grupo Na Palma da Mão e depois montou o grupo Zazá & Banda, formado pelo filho Rafael Spolidório no violão, Bida na bateria e Cristina Andrade no baixo, com um repertório composto por mais de 500 canções.

No dia 27 de janeiro de 2008, a Prefeitura de Piracicaba entregou em sua homenagem o Centro Cultural Mário Dedini - Zazá, dedicado a atividades sócio culturais.

Também foi lançado no ano de 2008 um DVD, intitulado Zazá Brasileira, de um show realizado em maio de 2007, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

“Zazá foi referência do samba em Piracicaba e, por essa razão, criamos essa medalha para homenagear músicos, artistas e sambistas do município”, disse o parlamentar.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas