PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE OUTUBRO DE 2014

Câmara institui Dia do Mecânico e do Eletricista Automotivo


Proposta de Carlinhos Cavalcante foi aprovada na 59ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

"Esta é, mais do que nunca, a profissão do futuro", diz vereador na justificativa do projeto



O Dia Municipal do Mecânico Automotivo e do Eletricista Automotivo será comemorado anualmente pela Câmara em 20 de dezembro, conforme estabelece o projeto de lei 367/2013, aprovado na 59ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (20). O autor da proposta, vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS), cita que esta é a “profissão do futuro” e destaca o aumento na venda de veículos nos últimos anos.

Os mecânicos e eletricistas são profissionais que cuidam da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando os órgãos de transmissão, freios, direção, suspensão e equipamento auxiliar, para assegurar-lhes condições de funcionamento regular. 

Carlinhos considera que as novas tecnologias transformaram as duas profissões no decorrer dos anos. Além da limpeza no ambiente de trabalho, a área requer organização da clientela e a busca por qualificação e profissionalização para um mercado de trabalho disputado.

Segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva há 711 mil mecânicos e eletricistas em atuação no país, distribuídos em 92 mil oficinas, responsáveis pela manutenção de 80% da frota circulante. A estimativa é de mais de seis milhões de automóveis no país no próximo ano, conforme dados Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Carlinhos aponta a pesquisa da Cinau (Central de Inteligência Automotiva): 97% dos empresários da reparação entrevistados afirmam encontrar dificuldade em contratar funcionários, sendo que a falta de qualificação é a principal razão, com 97% das respostas.



Texto:  Mariana Blanco
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Carlos Cavalcante

Notícias relacionadas