PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE JUNHO DE 2017

Câmara institui a homenagem Medalha Musical José Rico


Projeto de decreto legislativo 17/2017, do vereador Marcos Abdala (PRB), foi aprovado na 36ª reunião ordinária desta segunda-feira (19).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Projeto de decreto legislativo de Abdala institui Medalha de Mérito Musical na Câmara



Aprovado pela Câmara durante a 36ª reunião ordinária, que ocorreu nesta segunda-feira (19), o projeto de decreto legislativo 17/2017, do vereador Marcos Abdala (PRB), institui na Casa a Medalha de Mérito Musical “José Rico Alves dos Santos”, denominada Medalha Musical José Rico, para artistas da música raiz, sertaneja ou caipira.

A fim de acompanhar a seleção dos homenageados, haverá uma comissão formada por quatro membros, integrada de funcionários e assessores parlamentares da Câmara, e indicada pelo gabinete do vereador Marcos Abdala ou, em caso de impossibilidade, por quem a Casa designar em votação pelo plenário.

“A música da terra, como toda manifestação artística, surgiu de uma necessidade da sociedade rural de expressar através de canções, suas venturas e desventuras, alegrias e tristezas, prazeres e dores. Lógico que os temas estão vinculados à sua realidade de vida, seus modos e costumes, bem como a seus princípios éticos, religiosos e morais.

“Dentro desta ótica, podemos afirmar que suas raízes são genuinamente nacionais e sua proximidade ao country americano se dá, exatamente, por estas razões, pois lá como aqui, o movimento está intimamente ligado a terra e a regionalismos, resultantes da caminhada em direção ao interior, em busca de melhores condições de vida, e porque não dizer, de riqueza”, justifica o parlamentar.

Abdala cita que José Rico foi um dos nomes mais importantes na consolidação deste estilo musical. José Alves dos Santos nasceu em 20 de junho de 1946, em São José do Belmonte (PE) e integrou o duo “Gargantas de Ouro” no início dos anos 70, com Romeu Januário de Matos (Milionário). Da década de 80 o grupo passou a se chamar Milionário & José Rico.

“Embora não seja um piracicabano nato, José Rico foi referência da música brasileira. Por essa razão, criamos essa medalha para homenagear os cantores de nossa querida Piracicaba”, comenta o vereador.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas