PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE JULHO DE 2015

Câmara inicia preparativos para comemorar 40 anos de sua sede própria


A intenção é, no próximo dia 1º de agosto, comemorar a entrega do prédio própria da sede do poder Legislativ



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Arquitetos, Adilson e Matheus Erler

Arquitetos, Adilson e Matheus Erler
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Matheus, Naime, Cyro, Adilson e Chaddad

Matheus, Naime, Cyro, Adilson e Chaddad
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Fábio Bragança e os arquitetos

Fábio Bragança e os arquitetos
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Arquitetos, Adilson e Matheus Erler



A Câmara de Vereadores de Piracicaba deu início hoje (8) às comemorações dos 40 anos da “conquista” de sede própria na rua Alferes José Caetano. Para isso, foram convidados para uma visita os três arquitetos responsáveis pelo projeto e o ex-prefeito Adilson Maluf. O objetivo foi de colher depoimentos sobre a obra e também da Piracicaba de 1975.

Os arquitetos Cyro Otávio Gatti Ferraz de Toledo, João Chaddad e Walter Naime, além do ex-prefeito Adilson Maluf, foram recepcionados pelo presidente do poder Legislativo, Matheus Erler. Durante o café, os quatro contaram histórias sobre a cidade, o projeto da chamada Praça dos Três Poderes, esta localizada no quadrilátero das ruas Alferes, Rosário, São José e Prudente de Moraes.

Matheus Erler agradeceu a presença de todos e destacou que, no próximo dia 1º de agosto, a Câmara irá comemorar numa rápida reunião solene os 40 anos da “conquista” de sua sede própria. Para isso, será nomeada comissão para cuidar de todos os detalhes. Todos os ex-vereadores da época ou seus famílias, os arquitetos e o ex-prefeito Adilson serão homenageados.

Depois da conversa, os três arquitetos e o ex-prefeito Adilson pousaram para fotos em frente à placa de inauguração da sede própria do poder Legislativo em 1º de agosto de 1975. Finalizando as atividades do dia, os arquitetos deram depoimentos ao Departamento de Comunicação.

O PROJETO

A ideia de comemorar os 40 anos da “conquista” da sede própria surgiu do Departamento de Cerimonial, que apresentou a proposta aos departamentos de Comunicação, Documentação e Administrativa. A partir de um consenso, foi apresentado um projeto à Mesa Diretora.

O projeto recebeu o apoio da Mesa Diretora. Uma comissão já vem trabalhando na organizado do evento. Ela é composta por servidores sob a coordenação do vereador Gilmar Rotta.  

Sobre o projeto, Miromar Rosa, do Departamento de Cerimonial, disse que “a partir da proposta, todos os departamentos foram contagiados pela boa ideia e dezenas de ideias estão surgindo”.

Fábio Bragança, diretor de Documentação e Arquivo, destacou a importância de registrar a história da sede do poder Legislativo através dos autores do projeto. “Os arquitetos que projetaram o prédio da Câmara fazem parte da história viva da nossa cidade. E, por meio dos departamentos, a Câmara vai reunir um rico arquivo que ficará disponível no arquivo do Legislativo para toda a população”.

Carlos Gaiad, diretor de Comunicação, enfatizou que essa proposta faz parte do conjunto de ações determinadas pela atual Mesa Diretora, presidida pelo vereador Matheur Erler, de aproximar ainda mais a Câmara da população. Além disso, é um marco no resgate da história do poder Legislativo piracicabano e um documento para a posteridade”.

PRÓXIMO PASSO

No próximo dia 14, terça-feira, a partir das 9 horas, a Câmara recepcionará sete dos oito vereadores daquela época. São eles: Antonio Messias Galdino, Benedito Fernandes Faganello, Frederico Alberto Blaauw, Jairo Ribeiro de Mattos, Milton Nascimento, Ovídio Sátolo e Rubens Leite do Canto Braga. O oitavo vereador daquela época ainda vivo é o professor Luiz Antônio Rolim.

Além disso, o Departamento de Cerimonial começa na semana que vem a localizar os familiares dos ex-vereador da Legislatura de 1975. São eles: Antônio Mendes de Barros Filho, José Alcarde Corrêa, Eulógio Sobrinho (Loginho), Arthur Domingues da Motta, Braz Rosilho, Haldumont Nobre Ferraz, Mario Stolf, Newton da Silva e Waldyr Martins Ferreira. E, ainda, familiares do vice-prefeito da época, Américo Perissinatto.



Câmara

Notícias relacionadas