PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE DEZEMBRO DE 2014

Câmara homenageia professores da Unimep


Conforme iniciativa do vereador Paulo Campos, José de Medeiros recebeu o título de Piracicabanus Praeclarus e Ruy Pereira Barbosa ganhou moção de aplausos.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageia professores da Unimep

Câmara homenageia professores da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Ruy Pereira Barbosa

Ruy Pereira Barbosa
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageia professores da Unimep

Câmara homenageia professores da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageia professores da Unimep

Câmara homenageia professores da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageia professores da Unimep

Câmara homenageia professores da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 18) Salvar imagem em alta resolução

José de Medeiros

José de Medeiros
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageia professores da Unimep

Câmara homenageia professores da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageia professores da Unimep

Câmara homenageia professores da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageia professores da Unimep

Câmara homenageia professores da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paulo Roberto de Campos

Vereador Paulo Roberto de Campos
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Presidente da Câmara, João Manoel dos Santos

Presidente da Câmara,  João Manoel dos Santos
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 18) Salvar imagem em alta resolução

José Silvestre

José Silvestre
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Fábio Ferreira

Fábio Ferreira
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (14 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Homenageados

Homenageados
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (15 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (16 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Rui Pereira Barbosa e esposa

Rui Pereira Barbosa e esposa
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (17 de 18) Salvar imagem em alta resolução

José de Medeiros e esposa

José de Medeiros e esposa
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (18 de 18) Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageia professores da Unimep

Câmara homenageia professores da Unimep
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Câmara homenageia professores da Unimep



A Câmara de Vereadores de Piracicaba, com base no decreto legislativo 47/2014, de autoria de Paulo Roberto de Campos (PROS) promoveu reunião solene no último sábado (13), às 20h00, no salão nobre “Prof. Helly de Campos Melges”, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net e TV Legislativa, canal 60,1 UHF e disponibilizada na rede mundial de computadores, a internet, no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br para homenagear os professores da Universidade Metodista de Piracicaba: José de Medeiros, (Direito Penal e Direito Processual Penal), com o título de Piracicabanus Praeclarus. E, entrega da moção de aplauso 184/2014, também de autoria do parlamentar, que parabeniza Ruy Pereira Barbosa, nos 35 anos como professor, em tempo integral e pelos relevantes serviços prestados à sociedade piracicabana.

Na formação da mesa de honra dos trabalhos, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB); o autor da solenidade, o vereador Paulo Roberto de Campos, que também secretariou a solenidade, com a leitura bíblica; o presidente da OAB-Piracicaba, Fábio Ferreira de Moura; o delegado corregedor, Eduardo Alberto; José Silvestre da Silva, presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de Piracicaba e Região; João Miguel, coordenador das práticas jurídicas, da Unimep; o ex-reitor e, ex-diretor geral do Instituto Educacional Piracicabano, Almir de Souza Maia e o médico cardiologista, Alexandre Sabino Neto.

O presidente da OAB-Piracicaba, Fábio Ferreira de Moura abriu o ciclo de saudações para contemplar os ilustres homenageados da noite. José Silvestre da Silva, presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de Piracicaba e Região, também enfatizou a importância da solenidade, no que enalteceu o legado dos professores homenageados, na defesa dos princípios da advocacia, em favor da população.

O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos considerou o ato nobre do legislativo local em reconhecer os homenageados da noite. O mestre de cerimônias da Câmara, Marcelo Oliveira anunciou comunicado do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), que desejou um abraço fraternal aos contemplados da noite e, lamentou impossibilidade de comparecer à solenidade.

Na voz do jornalista e radialista da Câmara, Marcelo Bandeira, a trajetória do professor José de Medeiros foi destacada, com a exibição de vídeo contendo o depoimento de colegas de profissão, amigos e familiares. Medeiros é professor da Unimep, desde os meados de 1970, ministra aulas nas disciplinas de Direito Penal e Direito Processual Penal. É orientador de estágio na área penal, junto ao Escritório Experimental da Unimep, propiciando aos alunos do final de curso de direito entrarem em contato prático com a área.

Advogado criminalista, militante em Piracicaba e região, com especial ênfase em defesas perante o Tribunal do Júri, também é diretor jurídico do Clube dos Escritores. Entre as inúmeras atividades, se destacam os ensinamentos passados aos alunos, na prática jurídica e na elucidação e defesa dos clientes, que desesperados, se socorrem ao Escritório Experimental da Faculdade de Direito da Unimep, em defesa de seus direitos.

O autor da solenidade, Paulo Campos agradeceu a Deus a possibilidade de homenagear pessoas, que contribuem para elevar a condição do ser humano, no que evidenciou a trajetória dos contemplados da noite.

José de Medeiros, recebeu a comenda da Câmara ao lado de sua esposa, Maria Imaculada Tavares e, também foi homenageado pela OAB, por intermédio de seu presidente Fábio de Moura.

Em agradecimento à honraria, o professor José de Medeiros registrou suas considerações sobre a Unimep, que o acolheu e acreditou no seu trabalho, na realização de um processo pedagógico. Também agradeceu a presença de colegas e amigos, que se deslocaram de diferentes localidades para prestigiar o evento. E, registrou sua admiração sobre a pessoa de Rui Pereira Barbosa. Disse que, como professor é pessoa realizada, sendo que acima de tudo agradece a Deus pela vida.

Também falou da luta para se conseguir a carteira de advogado, no que referendou a participação de amigos, que já não estão conosco hoje, a exemplo de Airton, Hercílio Antonio e José Borges, promotor de justiça, em defesa dos mais pobres, que não tinham condições de pagar.

E, concluiu suas considerações, evocando a música de Milton Nascimento, sobre o papel do amigo. Também falou de momento eloquente, de evocar a alma poética de Vinicius de Morais e Olavo Bilac. Além de falar do papel dos vereadores e, dizer que a homenagem está registrada no "orquidário de sua vida".

Na sequencia da solenidade, foi  entregue a moção de aplausos em que a Câmara reverencia o legado do professor Ruy Pereira Barbosa, nascido no dia 18 de março de 1940, em Machado, Estado de Minas Gerais, filho de Flauzino Pereira Barbosa e Francisca Ribeiro Barbosa, que, concluiu o curso primário em Poços de Caldas, MG, no ano de 1954, na Escola Estadual “Davi Campista”, o curso Ginasial em 1958, no Instituto Metodista Educacional, em Ribeirão Preto, e o colegial, no Instituto Americano de Lins, no ano de 1962.

Aos 31 de janeiro de 1971, casou-se em Cachoeira do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, com a professora Zoé Pedroso Barbosa, tendo do enlace matrimonial nascido os filhos Luciano, Lília e Eliana. Possui quatro diplomas de cursos superiores: Teologia, Filosofia, Direito e Letras. Pós Graduado em Direito Civil, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1982, Administração da Educação, em 1989 e em Direito Processual Civil, em 1997, ambos na Unimep. Leciona na Faculdade de Direito, desde 1º de fevereiro de 1979.

Direito Civil e Direito Processual Civil são suas áreas de atuação. Há longos anos ministra aulas aos alunos do 9º e 10º semestres, no Estágio de Prática Real, integrado ao Núcleo de Prática Jurídica.

Ao longo de anos, pôde lecionar para milhares de alunos, muitos magistrados, membros do Ministério Público, delegados de polícia e advogados, foram seus alunos. Dentre eles estão o Dr. Eduardo Velho Neto, Juiz da Primeira Vara Cível de Piracicaba e os promotores de justiça, Dr. Alexandre Daruge de Oliveira e o Dr. Samuel Camacho Castanheira.

Atualmente, leciona no Escritório Experimental, Estágio Obrigatório, Prática Jurídica Real, coordenada pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito.

O atendimento limita-se à área cível em geral e particular, ao direito de família, pois a maior procura é exatamente para solucionar os problemas familiares, tais como divórcios, investigação e negatória de paternidade, retificação de assento de casamento, nascimento, óbito, guarda de menores, visitas, reconstituição da sociedade conjugal, interdição, alimentos, revisionais de alimentos, etc.

Os estagiários acompanham o atendimento juntamente com Ruy Pereira, preparando a petição, que após a correção final da peça, é distribuída em uma das varas cíveis ou de família da Comarca.

São atendidas as pessoas carentes no sentido jurídico do termo, ou seja, as que têm renda familiar de até três salários mínimos.

O professor Ruy Pereira  é responsável por todas as audiências do Escritório Experimental, embora haja três professores, as audiências são de sua responsabilidade, acompanhado pelos estagiários, que são obrigatórias, segundo o regulamento do estágio.

A importância do atendimento para a população destinatária deste serviço jurídico é que ela tem o mesmo direito daqueles que têm condições financeiras para estarem em juízo.

O professor Ruy Pereira Barbosa estabelece igualdade jurídica entre os litigantes, de forma que o forte não oprime o fraco. Se aquele paga para estar em juízo, este também pode estar em juízo, como beneficiário da Assistência Judiciária Gratuita, sem nenhuma despesa.

O professor Rui Pereira Barbosa recebeu a comenda da Câmara ao lado de sua esposa e, destacou a honra indescritível ao receber a moção de aplausos pelos 35 anos em tempo integral à Unimep e pelos relevantes serviços prestados à população.

Destacou os seus mais de 40 anos em defesa da juventude e, evocou a literatura hebraica, de um povo que por 40 anos caminhou por terra áspera até conquistar a terra prometida. E, fez alusão à esta passagem bíblica para lembrar que também, por este tempo, trilhou por um caminho onde não se feriu e não machucou ninguém. E, concluiu suas considerações reiterando o dever cumprido, sendo que a homenagem vem no sentido de reforçar os estímulos para continuar na luta.

Também mencionou dois textos, o de Rui Barbosa, na observação de que o homem chega a duvidar da honestidade, de tanto ver triunfar a iniquidade e, do pensamento de um mestre indiano, na formação do caráter, como a verdadeira educação.

Barbosa também recorreu ao pensamento do jurista Bulhões de Carvalho, na defesa de uma assistência judiciária que contemple os menos favorecidos. Falou de sua felicidade como professor e, focou uma das principais características que marcou o nosso Imperador Dom Pedro II, que tinha extraordinária preocupação com a juventude, no preparo do povo com a dignidade, que se valorizasse tudo o que tinha de bom.

Ele teria dito que se não fosse imperador, gostaria de ter sido professor, no que reforçou os agradecimentos de João Manoel dos Santos, quando recebeu o título de cidadão piracicabano e, comentou sobre o dinamismo de Paulo Campos, na defesa do povo, no que agradeceu o seu apoio, na concessão da homenagem, que reflete 400 mil pessoas da cidade.

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem Paulo Campos

Notícias relacionadas