PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE DEZEMBRO DE 2019

Câmara fará reforma para acessibilidade do Salão Nobre em janeiro


Obras foram indicadas por entidades que trabalham com pessoas com deficiência e participaram do projeto Câmara Inclusiva



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução


A partir de janeiro de 2020, o Salão Nobre Helly de Campos Melges, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, passará por uma ampla reestruturação. Para que as obras ocorram, uma licitação foi realizada, na manhã desta sexta-feira (20), em que houve contratação da empresa que irá executar as melhorias, indicadas pelas entidades que atuam com pessoas com deficiência no município e que integram o projeto Câmara Inclusiva.

Única participante da concorrência no pregão presencial 61/2019, a empresa Isac Engel Eirelli EPP será a responsável pela aplicação de piso vinílico amadeirado e painel de revestimento acústico de alta resistência mecânica e elevado coeficiente de absorção sonora, a exemplo dos que são utilizados em teatros, auditórios e cinemas. Além do fornecimento do material e da mão de obra, o contrato inclui o serviço de limpeza e a retirada dos entulhos, como ainda das antigas placas de revestimento acústico.

No caso do palco, o piso vinílico amadeirado deve ter garantia de 20 anos no tratamento anti-cupim. O material deve ser lavável, também com tratamento acústico. O piso original, em taco de madeira, passará por restauro. Em uma etapa futura, serão trocados as cortinas e o sistema de ar condicionado. 

A última reforma do Salão Nobre foi realizada no ano de 2002, por isso, o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (MDB), diz que as atuais obras respeitarão as normas de segurança contra incêndio. “Estamos atendendo a uma das principais sugestões, identificada pelas entidades da cidade, no relatório produzido após as visitas feitas aos ambientes da Casa", detalha.

Uma das mudanças mais significativas será no palco do Salão Nobre, informa o diretor do Departamento de Administração da Câmara, Mauro Rontani. “Hoje, quando montamos a mesa com as autoridades nas solenidades, há dois degraus na parte superior do palco, o que dificulta a mobilidade de cadeirantes, por exemplo, que acaba necessitando do auxílio de outra pessoa para se posicionar no local. Queremos que essa barreira seja eliminada”, diz.

As obras devem ter início já em janeiro de 2020, período em que o Salão Nobre terá suas atividades suspensas. No ano de 2019, conforme levantamento do Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial, o espaço recebeu pelo menos 150 atividades. 

A Câmara também fará no mês de janeiro a reforma dos banheiros masculino e feminino localizado no hall do salão nobre, também após as sugestões encaminhadas pelas entidades que participam do Câmara Inclusiva: Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), Centro de Reabilitação, Espaço Pipa, Avistar, Apae, Escola Passo a Passo, Apaspi, Centro Dia Crescer e Libras Piracicaba.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Inclusiva Gilmar Rotta Pedro Kawai Rerlison Rezende Wagner Oliveira

Notícias relacionadas