PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE ABRIL DE 2019

10º Prêmio Ciee Melhores Programas de Estágio acontece hoje


Casa de Leis foi premiada em 2010; esta é a quarta indicação desde a criação da premiação



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Caroline Roncato se despede do estágio na Câmara com emprego efetivo

Caroline Roncato se despede do estágio na Câmara com emprego efetivo
Foto: Rafael Henrique da Silva (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Leonardo diz que estágio na Câmara colabora para ampliar o relacionamento interpessoal

Leonardo diz que estágio na Câmara colabora para ampliar o relacionamento interpessoal
Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução

Caroline Roncato se despede do estágio na Câmara com emprego efetivo



Pela quarta vez, a Câmara de Vereadores de Piracicaba é uma das organizações finalistas no 10º Prêmio Ciee Melhores Programas de Estágio, iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola para distinguir e reconhecer órgãos que colaboram para a efetiva inserção no mercado de trabalho, ao investir na formação e no treinamento de jovens profissionais. Em 2010, a Casa de Leis conquistou o primeiro lugar na premiação.

O anúncio dos premiados acontece em 4 de abril, às 18h30, no Espaço Sociocultural do Teatro Ciee, no Itaim Bibi, na capital paulista. Nesta edição, são 1.227 organizações participantes. “Durante o evento, entregaremos certificados a todas as empresas finalistas e também a síntese de avaliação do programa”, explica Maria Auxiliadora Mondini Paré, supervisora de planejamento e controle de atendimento do Ciee.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (MDB), a parceria com o Ciee no preenchimento das vagas de estágio contribui para a qualidade do trabalho nos seis departamentos. “Mais do que oferecer uma vaga, a nossa busca é pela excelência na formação, de aflorar o espírito de responsabilidade dos estagiários e de permitir a vivência do processo democrático, que faz parte da rotina de uma Casa de Leis”, diz.

Quem recebeu a notícia com empolgação foi Caroline Roncato, 22. No caso dela, de uma forma um tanto inusitada, já que a estudante do sexto semestre de direito da Unimep encerrou nesta sexta-feira (29) seu estágio no Departamento de Assuntos Jurídicos, por ter conquistado uma vaga efetiva na Raízen.

Antes de ingressar na Câmara, Caroline estagiava em outra empresa. A opção pela mudança foi para que se aprimorasse em outras áreas de atuação, como Direito Constitucional e Administrativo. “Quando a vaga surgiu, vim para o processo seletivo e achei muito interessante. Aproveitei ao máximo esse período e posso garantir que aprendi de tudo, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. A acolhida é muito grande, como também o auxílio profissional”, avalia.

Estagiário do Setor de Informática da Câmara desde fevereiro de 2018, Leonardo de Souza Silva, 19, também comemora o anúncio. Ele cursa o terceiro semestre do técnico de administração de empresas do Colégio Polibrasil e procurou a vaga na Câmara ao preencher o formulário do Ciee.

A opção pela informática foi por causa do conhecimento na área de hardware, obtido em um curso anterior, e pela vontade de se aprimorar. “Quando cheguei, sabia a parte de hardware, mas percebi a diferença da teoria e da prática no dia a dia, aprendendo também sobre outras áreas”, diz.

Leonardo pretende permanecer no estágio até o próximo ano e diz que o principal ganho do estágio é a possibilidade de ampliar o relacionamento interpessoal. “Aqui a gente aprende a lidar com a pessoa que está atendendo e, neste aspecto, a comunicação é muito importante, temos que saber como passar a informação, sanar dúvidas e cumprir as questões técnicas. Você acaba desenvolvendo um perfil profissional”, completa.

O PRÊMIO –– De acordo com o regulamento, 26 empresas serão contempladas, nos segmentos Empresas Privadas e de Economia Mista, Terceiro Setor e Órgãos Públicos e Empresas públicas. As organizações premiadas em âmbito nacional ganharão o Selo de Reconhecimento e, no caso das que possuem acima de 10 contratados, como acontece com a Câmara, serão premiados os 3 primeiros classificados.

A pesquisa consistiu em um questionário de 30 questões gerais e específicas, respondido por 20.525 estagiários, que avaliaram os diversos aspectos dos programas de estágio que participam, com sigilo de informação assegurado. A pesquisa é uma parceria entre o Ciee, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP), com suporte técnico e metodológico do instituto de pesquisa The Gallup Organization.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Gilmar Rotta

Notícias relacionadas