PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE AGOSTO DE 2016

Câmara dos Vereadores de Piracicaba celebra o Dia da Maçonaria


Reunião solene aconteceu na noite desta sexta-feira (19) no salão nobre Helly de Campos Melges



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba realizou, na noite desta sexta-feira (19), reunião solene em homenagem ao Dia da Maçonaria, direto do salão nobre Helly de Campos Melges. Na oportunidade, representante de cada uma das 16 lojas maçônicas instaladas na cidade recebeu um quadro alusivo à data que é comemorada em todo o País. Foi realizada apresentação da Ordem DeMolay e escudeiros da távola, além de uma aula sobre a Maçonaria, da professora Marly Therezinha Germano Perecin. 

“Muitos maçons trabalham por muitas conquistas aqui em Piracicaba, como a criação de diversas entidades que atuam em prol da população, especialmente as que mais precisam”, disse Antonio Braga, secretário-adjunto de Relações Internas da 4 Macrorregião do GOSP, que representou o grão-mestre estadual Benedito Marques Ballouk Filho. “Também é importante lembrar toda a defesa do rio Piracicaba e, mais recentemente, a contribuição da Maçonaria para despertar a consciência política no País. 

Representando o prefeito Gabriel Ferrato (PSB), o procurador-geral do município, Mauro Rontani, destacou a importância da Maçonaria em desenvolver “diversos tipos de atividades que auxiliam o poder público”. Ele lembrou que, quando o STF determinou que as lojas não poderiam receber a isenção semelhante a dos templos religiosos, a Prefeitura de Piracicaba “se desdobrou para achar uma maneira de manter a isenção tributária, para contribuir com a atuação da Maçonaria”, disse. 

Foram homenageados, com o Reconhecimento “José Bonifácio de Andrada e Silva – Patriarca da Independência”, representantes de cada uma das lojas maçônicas instaladas na cidade: Bendito Jorge (Loja Liberdade e Trabalho); Carlos Batista Pereira (Loja Walter Pinto); Dirceu Rother (Loja Piracicaba); Ewerton Barbosa de Melo (Loja São João); Francisco José Rossi (Loja Luz e Sabedoria); Henrique Custódio Pozzi (Loja União e Fraternidade); João Umberto Nassif (Loja Vale das Águas); Jorge Antônio Alcarde (Loja Prudente de Moraes); Luis de Almeida Mendonça (Loja Phoenix); Nivaldo Scheafer (Loja Esplendor); Osmair Funes Nocete (Loja Templários de Piracicaba); Osvaldo Juarez Boareto (Loja Thomas Morus); Paulo Médici (Loja Leandro Guerrini); Venilton José Cunha Caldeira (Loja Acácia da Colina); Wagner Mendes Passos (Loja 24 de Junho); e Waldemar Bonadio Bertolucci (Loja Perfeita Harmonia).

De maneira especial, foi homenageado pelos jovens DeMolays o maçom Eronises Baptistela, carinhosamente chamado de Tio Eron, como forma de agradecimento “aos incessantes esforços em prol da instituição”. 

A mesa diretiva dos trabalhos foi formada pelo capitão PM Jeferson Cury Serra, comandante da 4ª Companhia (representando o tenente-coronel PM Marcos Antonio Felix, comandante do 10 BPMI); João Antonio Wenzel, do Tribunal Eleitoral Maçônico (GLESP), representando o grão-mestre Ronaldo Fernandes; o presidente dos Conselhos das Lojas Maçônicas de Piracicaba, Alex Milani Garcia; Antonio Afonso Marques, da Loja Dr. Walter Pinto; e Clóvis de Moura Filho, da Loja 24 de Junho. 

A mesa estendida contou com José Gomes Santos (Loja Os Templários de Piracicaba); Marcos Divino Domingos (Loja Leandro Guerrini); Paulo Vicente Jordão Medina (Loja Luz e Sabedoria); Plínio Paschoal (Loja Prudente de Moraes II); e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem

Notícias relacionadas