PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE ABRIL DE 2020

Câmara disponibiliza no Facebook série 'Fique em casa com cultura'


Série de sete postagens pode ser conferida a partir desta quinta-feira, sempre a partir das 19h



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Trajetória de Ambrósio Caldeira, o Mestre Ambrósio, é a primeira a ser apresentada



A cultura piracicabana mereceu homenagens da Câmara de Vereadores de Piracicaba em diferentes ocasiões. Agora, diante da recomendação de distanciamento social para a prevenção ao coronavírus (Covid-19), o Departamento de Comunicação apresenta seu acervo audiovisual, em uma série de posts nas redes sociais, intitulada "Fique em casa com cultura". Os vídeos evidenciam a atuação de nomes na música, nas manifestações populares, na pintura e na fotografia.

"Quando a recomendação dos especialistas da área da saúde é ficar e casa, a Câmara encontrou uma alternativa para aproveitar dos benefícios das novas tecnologias e que, ao mesmo tempo, difunde a arte e contribui para que as pessoas tenham uma agenda alternativa, mesmo de casa", diz o vereador Gilmar Rotta (CID), presidente da Câmara.

Ao todo foram selecionadas sete produções, que serão postadas no Facebook oficial da Câmara de Vereadores de Piracicaba, sempre às 19h das quintas-feiras. O primeiro vídeo, que estará disponível neste dia 9, destaca a trajetória de Ambrósio Caldeira, o Mestre Ambrósio. Ele recebeu da Câmara, em 7 de maio do ano passado, a Medalha de Mérito Legislativo, por iniciativa da vereadora Nancy Thame (PV). Ambrósio inspirou o cordão carnavalesco que leva seu nome desde 2009 na região da Rua do Porto e morreu em 19 de junho de 2019, aos 88 anos. 

No dia 16 de abril, será publicado o vídeo que mostra a trajetória da cantora Aninha Barros, nascida em Cândido Mota e que possui um trabalho em prol do samba na cidade. Ela foi uma das artistas homenageadas pela Câmara, em 1ª de agosto do ano passado, quando recebeu o Título de Cidadã Piracicabana, por iniciativa do vereador Gilmar Rotta (CID).

Também das homenagens feitas pela Casa de Leis em 2019, está a concessão do Título de Cidadã Piracicabana à maestrina Cíntia Annichino Pinotti, em 23 de outubro, pelo vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB). A postagem está programada para 23 de abril e valoriza, por meio de depoimentos, o trabalho de Cíntia como regente titular e diretora artística da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e como regente e coordenadora das turnês com o Grupo Vocal Luiz de Queiroz.

Em 30 de abril, a postagem será sobre a trajetória artística de Marco Antonio Abreu Moraes, idealizador do grupo piracicabano Saxanagem e da Pirajazz Band, além de fundador e saxofonista dos grupos Sopro com Batuque e do Quarteto Piracicabano de Sopro. Em 2019, ele recebeu da Câmara de Vereadores de Piracicaba o título de "Piracicabanus Praeclarus", por iniciativa do vereador Maestro Jonson.

Conhecido principalmente pela atuação como artista plástico, com talento reconhecido no Brasil e no exterior, Palmiro Romani é tema do vídeo que será postado em 7 de maio. Também músico e escritor, ele foi homenageado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) com o Título de Piracicabanus Praeclarus, em 17 de maio do ano passado. 

A série de postagens sobre a cultural local também traz um vídeo sobre a reunião solene do Dia Municipal do Luthier, promovida pela Câmara em 13 de setembro, pelo vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (CID), e que destacou a atuação de Antonio Augusto Vechine, Beto Nalin, Waldir Belluco, Marcelo Correia Leite, Daniel Dobre e Jonas Delamuta. A postagem estará disponível em 14 de maio.

Haverá ainda, em 21 de maio, um vídeo sobre a paixão pela fotografia, que destaca a atuação de Helder Prado, conhecido como o Pescador de Imagens. Natural de Campinas, o fisioterapeuta é docente e coordenador do curso de especialização em ergonomia da Fatep. A homenagem a ele foi entregue em 7 de maio do ano passado, pela vereadora Nancy Thame, com o Título de Cidadão Piracicabano.

Para quem deseja assistir diretamente os sete vídeos no YouTube, basta digitar na busca da rede de vídeos a expressão "Comunicação Câmara de Vereadores de Piracicaba". Também é possível recorrer a este link. O canal foi disponibilizado esta semana pelo Departamento de Comunicação e conta com 220 produções audiovisuais.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cultura Gilmar Rotta Pedro Kawai Jonson Oliveira Nancy Thame Valdir Marques

Notícias relacionadas