PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE NOVEMBRO DE 2019

Câmara deve criar Comissão de Estudos para avaliar o problema do lixo


Iniciativa do vereador Marcos Abdala, o projeto de resolução 12/2019 deve ser deliberado nas próximas reuniões ordinárias



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Câmara deve criar Comissão de Estudos para avaliar o problema do lixo



A Câmara de Vereadores de Piracicaba deve criar uma Comissão de Estudos para avaliar os problemas relacionados à coleta do lixo na cidade.

Projeto de resolução 12/2019, de autoria do vereador José Marcos Abdala (REP), em tramitação na Câmara desde o dia 24 de outubro já recebeu parecer favorável da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) e, deve constar da Pauta da Ordem do Dia nas próximas reuniões ordinárias.

Pela resolução, fica constituída uma Comissão de Estudos com a finalidade de avaliar os problemas constantes da falta de coleta de lixo neste ou naquele bairro de Piracicaba.

A Comissão de Estudos terá por finalidade buscar informações sobre os possíveis problemas de gestão operacional e administrativo da empresa Piracicaba Ambiental, responsável pela coleta de lixo doméstico de Piracicaba.

Caberá à Comissão ouvir servidores municipais, além dos responsáveis técnicos da empresa para esclarecimentos que se fizerem necessários.

E, ainda convocar e/ou convidar pessoas físicas e ou jurídicas, que possam contribuir para ampliar o conhecimento sobre o problema.

Além de elaborar relatório final e encaminhar para apreciação do plenário da Casa de Leis e torná-lo público, com possíveis proposituras que venham a ser consideradas oportunas com os devidos pedidos de providências cabíveis.

A Comissão será constituída por 03 (três) membros respeitando o Regimento Interno. A estrutura e os recursos necessários para o funcionamento serão fornecidos pela Câmara.

Os trabalhos terão prazo de até 120 (cento e vinte) dias, após sua nomeação, para apresentação dos resultados, prazo que, se necessário, pode ser prorrogado por igual período a requerimento da Comissão.

Na justificativa do projeto, o vereador Marcos Abdala reconhece que diariamente é procurado por cidadãos que reclamam da não coleta de lixo em seus bairros, provocando enormes transtornos, sem dizer o risco à saúde pública.

Em março deste ano, por exemplo, a empresa atrasou o pagamento de seus servidores, o que acarretou a justa paralisação temporária de seus trabalhadores. E o problema vem se arrastando desde então.

Hoje, os moradores já não têm certeza da realização da coleta em seus dias programados – rua a rua / bairro a bairro. O que impera é a incerteza. A dona de casa coloca o seu lixo na rua, e não sabe se ele irá ou não ser coletado.

A Piracicaba Ambiental, empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo em Piracicaba já lançou, pelo menos, um informativo sobre o problema, justificando o atraso verificado na passagem dos caminhões até em virtude de atrasos no fornecimento de combustível que abastece os caminhões.

À época, agosto deste ano, a concessionária assumiu o compromisso de regularizar o trabalho, mas isso não vem ocorrendo, comprovadamente. "Ainda todos nós, vereadores, recebemos reclamações diárias", disse o parlamentar na defesa do projeto de resolução.

Leia mais: 

Marcos Abdala denuncia problemas na coleta de lixo da cidade



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas