PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE JULHO DE 2017

Câmara desenvolve produções para os 250 anos de Piracicaba


Contagem regressiva, vídeos de depoimentos e medalha comemorativa marcam comemorações do aniversário de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Os 250 anos de Piracicaba, comemorados nesta terça-feira (1o), envolvem ações da Câmara de Vereadores desde o início do semestre, quando foram apresentadas iniciativas em reconhecimento a importância da data. Equipes dos departamentos de Cerimonial, Comunicação, TV Câmara e Documentação e Arquivo estão envolvidas na produção de exposição, eventos e materiais audiovisuais. 

Desde o dia 23 de abril, a Câmara iniciou contagem regressiva de 100 dias para o aniversário da cidade. Diariamente, foram publicadas fotos de diferentes bairros e monumentos na página do Legislativo no Facebook, assim como o site oficial contou com um cronômetro para marcar dias, horas e segundos para a data. Na Rádio Câmara Web, foram registradas 71 mensagens pelos 250 anos da cidade. 

Os fotógrafos da Câmara, Davi Negri e Fabrice Desmonts participaram da organização e da curadoria da exposição Janelas do Tempo, que será aberta nesta segunda-feira (31), a partir das 19 horas, no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Serão exibidas obras de 16 fotógrafos profissionais retratando transformações urbanas da cidade. 

Nesta terça-feira (1o), dia do aniversário de Piracicaba, a Câmara de Vereadores realiza a reunião solene para entrega da Medalha 250 Anos em homenagem a 15 entidades e personalidades. Já na sexta-feira (4), acontece também no salão nobre Helly de Campos Melges, a partir das 19h30, o evento em comemoração aos 140 anos da imigração da Família Vitti, que deu origem ao bairro Santana. 

Outra iniciativa da Câmara de Vereadores de Piracicaba é o Projeto 250. A partir desta terça-feira, o Legislativo passará a exibir nas redes sociais e na TV Câmara os vídeos realizados para as reuniões solenes. O primeiro será sobre a Medalha 250 Anos. “Com esse projeto, queremos levar ao conhecimento da população as nossas produções”, disse Valéria Rodrigues, diretora do Departamento de Comunicação. A iniciativa segue até 1 de agosto de 2018. 

Também estão previstas publicações de dois livros para o segundo semestre. Um resgata 250 nomes de ruas, numa espécie de glossário sobre vias públicas. Todos os bairros foram listados e o município foi dividido em seis regiões (Centro, leste, oeste, norte, sul e zona rural). Além de explicar a origem de cada nome das ruas escolhidas, a obra trará o número da lei que conferiu a denominação. 

O outro livro é uma nova edição do "Noiva da Colina", lançado em 1975, com coordenação dos historiadores Guilherme Vitti, da Câmara, e Leandro Guerrini. "É uma forma de homenagear essas figuras importantes da cidade, que fizeram um excelente trabalho de levantamento da história de Piracicaba", enfatiza Fábio Bragança, historiador e diretor do Departamento de Documentação e Arquivo. 

ATO CÍVICO – O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Matheus Erler (PTB) participará do ato cívico, nesta terça-feira (1), a partir das 9 horas, na praça José Bonifácio, em importante momento para comemoração dos 250 anos da cidade. O ato é organizado pela Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura de Piracicaba, com apoio do Tiro de Guerra 02-028, do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e grupos de escoteiros. 

A atividade envolverá o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado de São Paulo e de Piracicaba. O historiador Fábio Bragança, diretor de Documentação e Arquivo, fará uma explanação sobre a cidade e alunos das escolas municipais Professor Taufic Dumit e a infantil Professor Sabino Stênico se apresentarão. Valdiza Caprânico, presidente do IHGP, entregará cópia da escritura original de compra e venda da sesmaria da margem esquerda do rio Piracicaba ao prefeito Barjas Negri. A Banda do Exército Brasileiro executará o Hino de Piracicaba. 

SELO – Ainda nesta terça-feira (1o), no Engenho Central, haverá o lançamento do selo (Correios), do carimbo (Acipi) e do marco de aniversário dos 250 anos. O evento é aberto a toda a população, sendo que a entrada deve ser feita pela Ponte do Morato ou pela Passarela Estaiada.

O selo e o carimbo seguem o logotipo oficial das comemorações. Eles foram desenvolvidos pelo publicitário Fábio Grecchi, após concurso promovido pela Prefeitura de Piracicaba. A inspiração, segundo o autor, vem da Rua do Porto, um dos principais cartões-postais de Piracicaba. “Juntei os elementos Engenho Central, peixe e rio à cana-de-açúcar para ressaltar tanto as belezas naturais quanto para lembrar o desenvolvimento da cidade”, disse Grecchi.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Piracicaba 250 Anos

Notícias relacionadas