PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE OUTUBRO DE 2016

Câmara concederá moção a pesquisador premiado por sociedade científica


Adriano Costa de Camargo será homenageado pelo vereador Paiva



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar destaca empenho do homenageado, que sempre estudou em escola pública



O cientista de alimentos Adriano Costa de Camargo receberá da Câmara a moção de aplausos 212/2016, em virtude do prêmio outorgado pela Sociedade Internacional de Nutracêuticos e Alimentos Funcionais, que considerou sua trajetória acadêmica de excelência. A propositura é do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), extensiva às professoras doutoras Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce e Solange Guidolin Canniatti Brazaca, orientadoras de Camargo no doutorado e mestrado, respectivamente.

Primeiro pesquisador da América Latina a receber o prêmio da International Society for Nutraceuticals and Functional Foods (ISNFF), Camargo participou da conferência anual da entidade, em Orlando, Flórida, de 9 a 12 de outubro, quando recebeu o Fereidoon Shahidi Fellowship. No retorno ao Brasil, na semana seguinte, defendeu seu doutorado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Intitulado de Fereidoon Shahidi Fellowship, o prêmio é concedido em função dos resultados dos trabalhos e trajetória acadêmica, foi criado em 2009 e faz referência ao pesquisador que é listado entre os 10 mais influentes do mundo na área de ciências agrárias. Camargo publicou 19 artigos em revistas científicas de alto fator de impacto na comunidade internacional e quatro capítulos de livro. Os resultados alcançados serviram de referência principalmente na China, Coreia, Japão, Itália, Estados Unidos, Brasil e Canadá.

O vereador José Antônio Fernandes Paiva destaca os esforços do pesquisador, que sempre estudou em escola pública e contou com bolsas do Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A homenagem do parlamentar foi aprovada nesta segunda-feira, 24, durante a 63ª reunião ordinária.

Natural de Tatuí, Camargo está radicado em Piracicaba desde 2003, quando foi aprovado no curso de graduação de Ciências dos Alimentos na USP/Esalq. Ele fez o mestrado no Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e realizou três estágios de doutorado sanduíche na Memorial University of Newfoundland, em St. John’s, Canadá, orientado pelo doutor Fereidoon Shahidi.

Nos últimos seis anos, tem concentrado sua pesquisa nas áreas de segurança alimentar, conservação de alimentos, desenvolvimento de produtos e antioxidantes, além da identificação de compostos naturais com potencial para a prevenção do diabetes, obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas