PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE MAIO DE 2014

Câmara comemora o Dia do Guarda Civil Municipal de Piracicaba


A homenagem foi instituída conforme iniciativa dos vereadores Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) e Laércio Trevisan Júnior (PR)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Homenageados

Homenageados
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Laércio Trevisan Júnior

Vereador Laércio Trevisan Júnior
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Público

Público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paulo Henrique

Vereador Paulo Henrique
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Antônio José Freires Filho falou em nome dos homenageados

Antônio José Freires Filho falou em nome dos homenageados
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Mesa Diretora

Mesa Diretora
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Mesa Diretora

Mesa Diretora
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Homenageados

Homenageados
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 12) Salvar imagem em alta resolução

Homenageados

Homenageados
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Homenageados



A Câmara de Vereadores de Piracicaba promoveu, na noite desta quarta-feira (21), a reunião solene que marca a primeira comemoração do Dia do Guarda Civil Municipal, onde foram contemplados 14 integrantes da Corporação. Autoridades, familiares e amigos dos homenageados participaram da solenidade, que aconteceu na Câmara por força do decreto legislativo 6/2013, de autoria dos parlamentares Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) e Laércio Trevisan Júnior (PR). O evento transcorreu-se nas dependências do salão nobre “Professor Helly de Campos Melges”, às 20h, e contou com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 8 da NET, TV Legislativa Canal 60.1 UHF, e disponibilizada na internet, no endereço eletrônico www.camarapiracicaba.sp.gov.br

Foram homenageados: Pelotão Feminino, GCF Laura Alice Carioca Teodoro; Pelotão Escolar, GCF/2 Tatiane Souza Querubino de Oliveira; Pelotão Ambiental, GC/1 Edson Francisco da Silva; Pelotão Rural, GC/1 Everson Cândido dos Santos; Grupo de Patrulhamento Moto Ciclístico, GC/1 Márcio Andrade Felipe; Grupo de Patrulhamento Ciclístico, GC/1 André Luiz Rocha; Base Móvel, GCF/2, Martha de Jesus Gomes; membro indicado pela Corporação, Inspetor Jacir Dilho; membro indicado pelo gabinete do prefeito, GCF/1, Eliana Baptista Theodoro; CEMEL, GC Paulo Sergio Lozano; membro indicado pelo gabinete dos vereadores autores da solenidade, GC Nilson Amaral e da Central de Operações – COP, GC Antônio José Freires Filho. Também foi homenageado o comandante da Corporação, Capitão Silas Romualdo, o sub comandante Benedito de Moraes, e o presidente do SINDGUARDA, GC William de Lima.

Na formação da Mesa de Honra da solenidade, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB), presidiu a solenidade em representação ao presidente João Manoel dos Santos (PTB); o prefeito municipal Gabriel Ferrato (PSDB), representado pelo comandante da Guarda Civil Municipal,  Silas Romualdo; os autores da solenidade, os vereadores Paulo Henrique Paranhos Ribeiro e Laércio Trevisan Júnior; os vereadores: Luiz Carlos Arruda, o Pastor Luizinho (PV), que na oportunidade fez a leitura bíblica; os integrantes do PROS (Partido Republicano da Ordem Social), Dirceu Alves da Silva e Paulo Campos; o representante do Exército Brasileiro, cabo Machado; tenente coronel PM Henrique Gouveia Figueiredo, comandando do CPI 9. E na extensão da Mesa de Honra, Antonio Golini, representando a Major Adriana Sgrigneiro, comandante do 10º BPMI; o presidente da Associação dos Advogados Criminalistas, José Silvestre da Silva; o presidente do Sindguarda, GC De Lima; o diretor do Sindicato dos Servidores Municipais, Sérgio Luiz Souza, em representação ao presidente da entidade, José Osmir Bertazzoni.

O vereador Laércio Trevisan Júnior iniciou o ciclo de discursos da noite enfatizando o papel da centenária Guarda Civil Municipal, nos seus 111 anos de existência. Também denominou os 14 homenageados da noite. Disse que falar de segurança pública em Piracicaba se faz necessário reconhecer o papel da Guarda. O parlamentar também falou de sua felicidade na coautoria do projeto que contempla os policiais civis municipais.

A abertura da solenidade também comportou a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal, ao entoar o Hino da Corporação, e outras canções, sob a coordenação do subinspetor Josué Roberto Aguiar.

O vereador Paulo Henrique falou do grande privilégio de homenagear a Guarda Municipal, sendo que todos os dias pela manhã estes cidadãos se levantam, colocam o uniforme e vão defender a população.

O coronel PM, Humberto Gouveia Figueiredo, do Comando de Policiamento do Interior (CPI-9), fez uma saudação especial aos contemplados da noite, lembrando que nem sempre a sociedade reconhece o trabalho valoroso destas pessoas. Falou da importância de avançar o discurso para a prática, lembrando que é muito difícil o trabalho policial em um país com tamanha desigualdade social como no Brasil. “Temos a impressão de enxugarmos gelo”, disse.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Silas Romualdo, falou na condição de representante do prefeito municipal Gabriel Ferrato, no que enfatizou a importância da homenagem e destacou o papel do vereador Paulo Henrique, com o apoio do vereador Trevisan na criação da solenidade. E lembrou de uma frase que sintetiza o pensamento de cada integrante da Corporação, quando deixa sua casa, com tanta gente que ama, para sair a campo e proteger o outro. Também acentuou o papel da Câmara, que possibilitou a criação da Guarda.

O presidente dos trabalhos da noite, o vereador José Aparecido Longatto, saudou a formação da Mesa de Honra, além de parabenizar os idealizadores da solenidade, os vereadores Paulo Henrique e Laércio Trevisan Júnior. Além de saudar os contemplados da noite.

Longatto também lembrou dos 111 anos da Corporação, onde foi preponderante o papel da Câmara na criação desta instituição. O parlamentar também ressaltou a trajetória de luta do inspetor Benedito Moraes, numa época em que a Corporação lutou para conquistar o direito de andar armada, além de outros equipamentos e melhorias de estruturas que mantêm o dinamismo da Guarda.

Na entrega das homenagens, o vereador Laércio Trevisan Júnior emocionado registrou o ato da Câmara na entrega da comenda ao guarda De Lima. Trevisan também evocou a memória do GC França, morto no incidente em que De Lima sobreviveu a 13 disparos em troca de tiros com bandidos.

O GC Antonio José Freires Filho falou em nome dos homenageados. E considerou a satisfação em receber as homenagens. “Que isso sirva de combustível para a continuidade do bem servir a população”, disse.

No folder elaborado pela Câmara, diversos homenageados registraram a satisfação de serem lembrados para receber a comenda da Câmara, a exemplo de Martha de Jesus Gomes ao afirmar que trabalhar na guarda civil foi a realização de um sonho que se tornou realidade. Nilson Amaral entende como uma conquista, um sonho realizado pertencer à Corporação. Laura Alice Carioca Teodoro diz que trabalhar na Guarda Civil é fundamental, pois conseguiu construir sua vida, tendo orgulho de contribuir para a sociedade.

Já Tatiane Souza de Oliveira falou da oportunidade de contribuir de diversas formas com os piracicabanos. Márcio Andrade Felipe enalteceu o orgulho e satisfação em ser Guarda Civil, onde prevalece o sentimento de dever cumprido. O inspetor Jacir Dilho disse que trabalhar na Guarda é um orgulho, além de atuar naquilo que gosta.

Paulo Sergio Lozano, do centro de monitoramento (Cemelc), mostra que a Guarda tem a oportunidade de servir efetivamente a população piracicabana. Everton Cândido dos Santos afirmou desenvolver a profissão com prazer e dedicação e com o dever cumprido no final de cada jornada de trabalho.

Edson Francisco da Silva observou os longos anos que trabalha na Corporação, tendo a sensação do dever cumprido e o sentimento de orgulho em contribuir para o município. André Luiz Rocha disse que tem orgulho de ser um Guarda Civil Municipal. Eliana Baptista Theodoro mostrou que trabalhar na Guarda é uma honra, um aprendizado para a vida, sendo que se doa ao outro em qualquer situação para  beneficiar o próximo.

Antonio José Freitas Filho disse que tem orgulho em servir a Corporação e, elevar o nome da Guarda e também comentou sobre o prazer em ajudar a população.

O mestre de cerimônia, Evandro Evangelista, destacou a homenagem especial que a Câmara fez ao Guarda Amaral, em nome de vereadores, diretores, assessores e colaboradores do Poder Legislativo e considerou que já são 17 anos de atuação deste profissional, dos quais quatro deles dedicados à Câmara, sendo uma excelente pessoa, que com carinho, hospitalidade e amor trata a todos sem distinção na maioria das vezes trazendo consigo o peso dos problemas enfrentados no dia a dia, mas sempre estampando no rosto o sorriso amigo.

Evangelista também enfatizou homenagem especial da noite ao guarda William de Lima e citou a frase dita por Beto Surian, autor do Hino da Guarda Civil Municipal, onde diz que o guarda municipal faz do uniforme sua segunda pele. De Lima recebeu as homenagens das mãos dos vereadores Laércio Trevisan Júnior e Paulo Henrique, acompanhados pelo comandante da Corporação, Silas Romualdo.

A vereadora Madalena (PSDB) foi representada por assessor. Já os parlamentares José Luiz Ribeiro (SDD), João Manoel dos Santos (PTB), André Bandeira (PSDB), Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS) e Matheus Erler (PSC) enviaram justificativa de ausência.

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique

Notícias relacionadas