PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE JUNHO DE 2018

Câmara aprova denominação de via no bairro Águas das Pedras


Rua dois, do loteamento Ágape, receberá o nome de José Pino



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A Câmara aprovou em segunda discussão, na 33ª reunião ordinária, o projeto de lei 58/2018, de autoria da vereadora Nancy Thame (PSDB), que denomina via pública no bairro Águas das Pedras. A rua dois, do loteamento Ágape, receberá o nome de José Pino.

Natural do bairro Monte Alegre, José Pino nasceu em 24 de junho de 1918. Filho de Francisco Pino e Maria Frias Pino, casou-se com Dinah Ramos Pino, com quem teve quatro filhos.

Trabalhou como alfaiate nas Lojas Renner, fiscal do Cine Politeama, cobrador no Sindicato dos Empregados no Comércio e como corretor de seguros. Entusiasta da política piracicabana, candidatou-se a vereador por duas vezes, sem sucesso. Foi membro do antigo Partido Trabalhista Brasileiro, fundado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, até a reforma partidária em 1965, atuando de forma política ao longo de toda sua vida.

José Pino foi grande defensor dos comerciários da cidade, participando da diretoria e da representação do Sindicato junto à Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo. De forma perseverante, em 1986, participou da fundação da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba, na qual foi membro efetivo da primeira diretoria, como tesoureiro.

Em 22 de janeiro de 1994, a Câmara o reconheceu sua dedicação e conferiu-lhe o Diploma de Mérito Legislativo.

José Pino faleceu em 7 de dezembro de 1998, aos 80 anos. Segundo Nancy, “o centenário de seu nascimento ocorrerá no ano de 2018, momento oportuno para homenageá-lo por sua devoção ao município de Piracicaba”, disse Nancy.



Texto:  Maira Bacellar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas