PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE ABRIL DE 2014

Câmara apela para que Incra acelere aquisição de área para o MST


Moção pede ao Incra que seja acelerado todo o processo de requisição de uma nova área para o assentamento das famílias do acampamento Nelson Mandela, do MST.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção de apelo de Paiva foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira



Foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (14) moção de apelo de autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) ao superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em São Paulo, Wellington Diniz Monteiro, para que seja acelerado o processo de requisição e vistoria da área que será destinada ao assentamento Nelson Mandela, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra).

Há cerca de 10 dias, um grupo de trabalhadores rurais sem-terra ocupou uma área da família do vereador no bairro Monte Branco. Ao saber da notícia, Paiva foi até o local para conversar com os integrantes do MST e explicou aos trabalhadores "que as terras não estavam sendo cultivadas".

"Naquele momento, eu acatei o apelo que os trabalhadores do Movimento Sem-Terra faziam de ocupar um espaço temporário para permanecerem cultivando alimentos de subsistência até que se concluísse uma negociação que o Incra está fazendo, para a aquisição de uma área de 106 alqueires na região de Piracicaba para poder fazer, aí sim, o assentamento Nelson Mandela", disse o vereador.

Por isso, a moção de apelo aprovada pelo plenário da Câmara pede ao Incra que todo o processo de requisição da área seja acelerado, permitindo que as famílias do acampamento Nelson Mandela ––hoje instaladas em área não adequada na rodovia que liga Piracicaba ao distrito de Anhumas, de propriedade da família Paiva e situada junto ao bairro Monte Branco–– possam ser assentadas, definitivamente, na nova área, realizando plantios para sua subsistência.

No último dia 9, representantes do movimento entregaram toda a documentação necessária ao Incra, reiterando seu conteúdo durante visita do superintendente da entidade em São Paulo, Wellington Diniz Monteiro, à Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"), no dia 10.

Ao usar a tribuna, na reunião ordinária desta segunda-feira (14), Paiva disse que a Câmara "mostrou mais uma vez que quer resolver o problema". "Apelo àqueles da família que ainda não entenderam isso que a solidariedade não se faz apenas com as palavras da bíblia, mas com a aplicação delas na vida cotidiana de cada um."

MST em Piracicaba - Em Piracicaba desde o segundo semestre de 2013, o MST vem realizando atividades pacíficas e laboriosas, buscando um meio para que as 115 famílias cadastradas pelo Incra possam receber, em definitivo, uma área para sua permanência e o desenvolvimento da economia solidária.

A especulação imobiliária regional vem se consolidando como um empecilho para que a aquisição de uma área se concretize. Isso porque os interessados em vender suas áreas ao governo recuavam pelo fato de terem de declarar o valor total do imóvel. No entanto, está na fase final de acerto a aquisição de uma área em terras que margeiam a rodovia que liga Piracicaba a Anhembi, quando, finalmente, as condições econômicas e de produção solidária poderão ser atendidas.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Zona Rural José Paiva

Notícias relacionadas