PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE JULHO DE 2017

Bandeira quer a implantação do Nasf em Piracicaba


Vereador encaminhou indicação ao Executivo para estudo do projeto.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Os Nasf (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Diante disso, o vereador André Bandeira (PSDB) protocolou indicação à Prefeitura sugerindo que seja realizado um estudo de viabilidade para a implantação do Nasf no município.

"Essa atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na unidade de saúde como nas visitas domiciliares e permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde", explica Bandeira.

Atualmente regulamentados pela portaria 2.488, de 21 de outubro de 2011, os Nasf configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, com as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Com a publicação da portaria 3.124, de 28 dezembro de 2012, o Ministério da Saúde criou uma terceira modalidade de conformação de equipe: Nasf 3, abrindo a possibilidade para que qualquer município do Brasil faça a implantação de equipes Nasf, desde que tenha ao menos uma equipe de Saúde da Família.

Poderão compor os Nasf as seguintes ocupações do Código Brasileiro de Ocupações: médico acupunturista, assistente social, profissional ou professor de educação física, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ginecologista e obstetra, médico homeopata, nutricionista, médico pediatra, psicólogo, médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, médico geriatra, médico internista (clínica médica), médico do trabalho, médico veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista; ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas.

A composição de cada um dos Nasf é definida pelos gestores municipais, seguindo critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia
Revisão:  Redação


Saúde André Bandeira

Notícias relacionadas