PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE JANEIRO DE 2015

Bandeira propõe bebedouro para cães e gatos nas principais praças


Iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB) foi protocolada na manhã de terça-feira, 27.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Bebedouro para cães e gatos

Bebedouro para cães e gatos
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Bebedouro para cães e gatos

Bebedouro para cães e gatos
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Bebedouro para cães e gatos

Bebedouro para cães e gatos
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Bebedouro para cães e gatos



As primeiras semanas de janeiro têm sido de muito sol e poucas nuvens no interior do Estado de São Paulo, além da umidade relativa do ar estar prejudicada pela falta de chuva, os seres humanos buscam alternativas para driblar o calor, tomando uma grande quantidade de água para hidratar o corpo. Cães e gatos também precisam se hidratar e não tem a mesma oportunidade. Pensando nisso, o vereador André Bandeira (PSDB) protocolou na manhã de terça-feira, 27, Projeto de Lei que propõe que as principais praças e áreas de lazer do município de Piracicaba tenha instalado um bebedouro exclusivo para cães e gatos.

O parlamentar se baseou no equipamento que foi instalado na cidade de Botucatu, que é uma cuba de pia em inox com uma válvula que permite encher o recipiente automaticamente, igual a uma caixa acoplada de vaso sanitário. O esvaziamento do bebedouro ainda é feito manualmente ao girar um registro instalado ao lado do recipiente.

Segundo informações de pessoas especializadas em animais, a quantidade de água ideal para um cão beber por dia depende de seu peso. A proporção é de 28,35 gramas por quilo de peso corporal. Por exemplo: um cachorro de 7 kg deve ingerir aproximadamente 165 ml de água por dia.

Nos dias de maior calor os animais tendem a beber mais água, assim como aqueles animais com uma atividade física mais intensa, principalmente depois dos passeios, sessões de exercícios físicos e adestramentos. Segundo especialistas na área a desidratação pode levar um animal a morte rapidamente. Mais de 24 horas sem água caracteriza um caso de urgência e necessita de cuidados veterinários.

Como os humanos, cães e gatos também sofrem desidratação. A temperatura média normal deles varia entre 37,5 Cº e 39º C, mas em dias quentes o valor pode subir até 41 Cº. Com a temperatura muito elevada o cachorro pode desmaiar ou ter uma convulsão a qualquer momento. Por isso, é necessário que estes animais se hidratem.

 “É necessário ter uma atenção especial voltada aos animais, e o bebedouro exclusivo para cães e gatos nas principais praças é uma iniciativa importante para o bem estar dos animais”, destacou Bandeira.

O projeto será analisado pelas comissões da Câmara de Vereadores e depois colocado para apreciação dos 23 parlamentares. Bandeira também oficializou que além do Projeto de Lei, protocolou também uma indicação ao Prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) para que coloque o bebedouro para cães e gatos nas demandas atendidas pelo Poder Executivo.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Infraestrutura Urbana André Bandeira

Notícias relacionadas