PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE SETEMBRO DE 2017

Bandeira participa de ato no Dia de Luta da Pessoa com Deficiência


Parte da 6ª Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, ato teve passeata que terminou na praça José Bonifácio.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (9 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (10 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) participou na manhã desta quinta-feira (21), na praça José Bonifácio, de ato alusivo ao Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, organizado pelo Comdef (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência), com apoio da Câmara e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Além de Bandeira, que representou o Poder Legislativo, estiveram presentes a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, o coordenador do Comdef, Francisco Serignoni e representantes do Tiro de Guerra de Piracicaba e de entidades como a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), do Espaço Pipa de Síndrome de Down e do Centro de Reabilitação de Piracicaba.

Em 21 de setembro, é comemorado e lembrado em todos os Estados brasileiros o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 14 de julho de 2005 pela lei federal 11.133, embora seja lembrada desde 1982 por iniciativa de movimentos sociais.

O 21 de setembro foi escolhido porque é próximo do início da Primavera, em 23 de setembro, e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol de cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

Foi Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento das pessoas com deficiência, que propôs a criação da data, no início da década de 1980. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam mensalmente desde 1979 e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.

"Divulgar e lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um trabalho diário. No entanto, o 21 de setembro é muito importante como um marco e pede a nossa reflexão e a busca por novas soluções", destacou Bandeira. "Este é o dia, também, em que as mais de 45,6 milhões de pessoas com deficiência, apontadas pelo Censo 2010, devem colocar sua cara nas ruas ou mesmo nas redes sociais e reivindicar seus direitos", completou.

Em Piracicaba, o decreto legislativo 12/2011, de autoria de Bandeira, instituiu na Câmara o "Dia Municipal das Pessoas com Deficiência" e também o "Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência".



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Cidadania André Bandeira

Notícias relacionadas