PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE MARÇO DE 2020

Atividade gratuita no Sesc aborda segurança dos idosos no trânsito


Evento do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito acontece nesta quarta-feira (11)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Adriano Antonio, do Sesc Piracicaba, identificou discussão em reunião do Fórum

Adriano Antonio, do Sesc Piracicaba, identificou discussão em reunião do Fórum
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Isac Souza coordena Fórum sobre o Trânsito na Câmara

Vereador Isac Souza coordena Fórum sobre o Trânsito na Câmara
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Ricardo Piton, da Semuttran

Ricardo Piton, da Semuttran
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Isac Souza coordena Fórum sobre o Trânsito na Câmara

Vereador Isac Souza coordena Fórum sobre o Trânsito na Câmara
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Isac Souza coordena Fórum sobre o Trânsito na Câmara



Como forma de debater a segurança no trânsito da população idosa, acontece nesta quarta-feira (11), às 14h, a atividade Trânsito Seguro, no teatro do Sesc Piracicaba. A ação é uma iniciativa do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito da Câmara de Vereadores de Piracicaba, coordenado pelo vereador Isac Souza (PTB). A entrada é gratuita.

As abordagens estarão aos cuidados da agente de trânsito Graziella Rizza, da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), que apontará a necessidade de atenção plena e dos cuidados constantes, seja ao volante ou como pedestre. Itens essenciais para tomadas de decisão, como manter-se consciente e ativo, possuir habilidade motora, cognitiva e sensório-perceptiva também fazem parte do conteúdo.

A necessidade da palestra foi levantada pelo técnico em programação do Sesc Piracicaba, Adriano Antonio da Costa, durante uma das reuniões, no ano passado, do Fórum Permanente para o Trânsito. Na ocasião, o secretário Jorge Akira informou que de 10 atropelamentos com óbito na via urbana em 2017, nove foram com pessoas acima dos 60 anos. Segundo o chefe de educação e segurança para o trânsito da Semuttran, Ricardo Piton, esse indice foi zerado em 2018, após campanha da secretaria, e em 2019 foram dois óbitos por atropelamento com idosos, de um total de três.

“O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatou que a população brasileira deve ser a sexta mais idosa do planeta em 2025, com 34 milhões de pessoas. E que, em 2060, um quarto dos brasileiros deve possuir mais de 65 anos. Diante desse quadro, é fundamental pensarmos nas políticas públicas para a terceira idade”, declara o vereador Isac Souza, coordenador do Fórum para o Trânsito.

Segundo Graziella Rizza, temas como terceira idade e volante, legislação, como funciona a aquisição do cartão de estacionamento para esse público e celular ao volante também serão abordados. Além disso, ao final do encontro, será instalado na rua Ipiranga, em frente ao Sesc, um semáforo portátil, para que os presentes recebam orientações de travessia segura.

Na avaliação da agente de trânsito, a acessibilidade do idoso é um dos assuntos que exige atenção especial. “O condutor da terceira idade é mais calmo e prudente, por isso, costuma respeitar mais o trânsito. Quero discutir como se dá o conflito de gerações e as dificuldades motoras que os idosos possuem como pedestres”, diz Graziella.

Adriano Antonio diz que a intenção é despertar a discussão não apenas da terceira idade, mas de entidades que atuam com idosos, empresas de ônibus, motoristas, entre outros. “A ideia é disseminar o conceito do Fórum, para que a nossa cidade seja mais segura em se tratando do transporte. O Sesc já possui um trabalho de 30 anos, de buscar a autonomia no processo de envelhecimento dos indivíduos e contribuir com seus direitos constitucionais, como o de ir e vir”, diz.

Para Adriano, a sociedade precisa de um olhar mais cuidadoso e afetuoso, de acolhimento a esse público. “É uma ação pontual que vai acontecer no Sesc, mas que pode reverberar nas quatro regiões da cidade. É uma questão de cidadania e autonomia. Estamos diante de um momento de inversão da pirâmide. Sem o devido cuidado, haverá gastos para o município e será prejudicial aos indivíduos, pois tudo está interligado e cíclico”, completa.

SERVIÇO – Transito Seguro, atividade com a agente de trânsito Graziella Rizza. Quarta-feira (11), às 14h, no Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3437-9292.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Fórum de Educação para o Trânsito Isac Souza

Notícias relacionadas