PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE SETEMBRO DE 2019

Ary Pedroso questiona demora no agendamento do exame de colonoscopia


Requerimento foi aprovado na 49ª reunião ordinária, nesta segunda-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar quer saber se há possibilidade de o poder público firmar convênios para realização dos exames



A longa fila de espera e a demora para agendamento dos exames de colonoscopia pela rede pública municipal de saúde motivaram o vereador Ary de Camargo Pedroso Jr. (SD) a cobrar, por meio do requerimento 692/2019, respostas do Executivo sobre a regularização da situação. A propositura foi aprovada na 49ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (9). 

O parlamentar quer saber se há possibilidade de o poder público firmar convênios para realização dos exames e quantos pacientes estão na lista de espera, bem como a data exata de entrada no sistema.

Na propositura, Ary menciona que muitos pacientes, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), o procuraram em seu gabinete para reclamar da demora no agendamento do exame. Segundo informações obtidas pelo vereador, existem inúmeras pessoas na fila de espera para realizar o exame e, alguns, aguardam desde março de 2015.

“A colonoscopia é um procedimento para exame do cólon e do reto que pode detectar tecido inflamado, úlcera e crescimentos anormais”, explicou o vereador. O método é usado para procurar por sinais precoces de câncer colo-retal e pode ajudar os médicos no diagnóstico de alterações do funcionamento do intestino, dor abdominal e sangramento transretal.

O vereador ressalta que o câncer de colo-retal persiste como uma das neoplasias de maior incidência no mundo ocidental. “Ele ocupa no Brasil o quarto lugar entre todos os tumores malignos e em mortalidade por câncer. Infelizmente, na maioria dos pacientes, o diagnóstico é feito na fase avançada da doença. A demora para realização deste exame traz sérias preocupações aos pacientes que necessitam do procedimento”, alertou.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Ary Pedroso Jr

Notícias relacionadas