PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE SETEMBRO DE 2017

Ary homenageia Mathilde Neder por contribuição à psicologia hospitalar


Voto de congratulações será entregue à piracicabana que presidiu a Associação Brasileira de Psicologia.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ary entregará voto de congratulações a um dos principais nomes da psicologia hospitalar no Brasil



A contribuição da piracicabana Mathilde Neder, 93, à psicologia hospitalar no Brasil será reconhecida pela Câmara com voto de congratulações a ser entregue pelo vereador Ary Pedroso Jr. (SD). O parlamentar é o autor do requerimento 599/2017, aprovado durante a 53ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (21).

Nascida em 30 de novembro de 1923, Mathilde obteve, pela USP (Universidade de São Paulo), a licenciatura e o bacharelado em Pedagogia, a especialização em Psicologia Educacional, Sociologia Educacional, Administração Escolar, Pedagogia e Psicologia Clínica e o doutorado em Psicologia Clínica. Também fez pós-doutorados em Terapia Familiar nos Estados Unidos, no México e na Itália.

Entre 1952 e 1954, trabalhou na Clínica Ortopédica e Traumatológica (atual Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do HC (Hospital das Clínicas) da USP, acompanhando psicologicamente crianças submetidas a cirurgias de coluna e suas famílias ––o evento marcou o início da psicologia hospitalar no Brasil.

Em 1957, passou a atuar no recém-criado Instituto Nacional de Reabilitação na USP (atual Divisão de Medicina de Reabilitação). Pioneira no desenvolvimento da psicoterapia breve no Brasil, Mathilde aprofundou, nesse período, suas atividades na psicologia hospitalar.

Em 1967, sua atividade em reabilitação foi registrada em artigo de sua autoria divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Em 1974, passou a dirigir o recém-criado Serviço de Psicologia da Divisão de Reabilitação Profissional do HC. Em 1982, assumiu a coordenação das atividades psicológicas do Instituto Central do HC, montando e dirigindo a Unidade de Psicologia.

Em 1987, assumiu a Coordenadoria das Atividades dos Psicólogos do HC, tendo sido presidente, entre 1991 e 1998, do conselho diretor e editora da revista "Psicologia Hospitalar", publicação criada por Mathilde e inédita no gênero no país.

NA EDUCAÇÃO - Mathilde também teve atuação destacada na criação e na coordenação de cursos superiores de Psicologia.

Foi chefe do último Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que deu origem à Faculdade de Psicologia da PUC-SP, e fundou na mesma universidade o curso de especialização Psicologia da Saúde: Psicologia Hospitalar.

Exerceu papel fundamental na criação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, coordenando o Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar, e promoveu, em 1982, o 1º Encontro Nacional de Terapia Familiar.

"A consolidação e o crescimento profissional do psicólogo foram possíveis por meio da contribuição de Mathilde, que teve papel destacado na Sociedade de Psicologia de São Paulo, a partir de 1958, participando ativamente das discussões do projeto que resultaria na lei 4.119, de 1962, que regulamenta a profissão. Na presidência da sociedade, entre 1969 e 1970, trabalhou pela criação do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, primeiro do gênero no país", recorda Ary.

Em 1975, Mathilde assumiu a presidência da Associação Brasileira dos Psicólogos, que, em sua gestão, passou a se chamar Associação Brasileira de Psicologia.

Fez parte das duas primeiras gestões do Conselho Federal de Psicologia.

Em 1989, por sua iniciativa, foi criado o Centro de Estudos em Psicologia Hospitalar, de âmbito nacional e internacional.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Ary Pedroso Jr

Notícias relacionadas