PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MAIO DE 2017

Ary busca informações sobre curso de xadrez no ensino fundamental


Requerimento 288/17, do parlamentar, questiona a Prefeitura sobre o assunto.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

A propositura foi aprovada pela Câmara na 26ª reunião ordinária



A Câmara aprovou, durante a 26ª reunião ordinária desta quinta-feira (11), o requerimento 288/2017, de autoria do vereador Ary Pedroso Jr. (SD), que questiona o Executivo sobre a inserção do curso de xadrez no ensino fundamental da rede municipal.

Na propositura, o parlamentar cita que o xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador e pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de outros países e municípios brasileiros.

Várias pesquisas oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos como a memória, imaginação, concentração e inteligênica. Ary também comenta que a prática do esporte ajuda no desenvolvimento cognitivo e na socialização, principalmente das crianças e jovens.

O artigo 82 da Lei 5.684/2006 dispõe que “O Poder Executivo está autorizado desde 1993 a introduzir o curso de xadrez no ensino fundamental da rede municipal, com carga horária mínima de uma hora-aula semanal”.

O requerimento é resultado dos questionamentos vindos de praticantes da modalidade ao vereador e no documento o parlamentar quer saber se existem estudos que visam acrescentar o xadrez na grade curricular do ensino fundamental, qual o prazo de implantação e caso contrário, quais os empecilhos.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Ary Pedroso Jr

Notícias relacionadas