PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE MAIO DE 2017

André Bandeira propõe educação para o trânsito nas escolas


Parlamentar requer a disciplina para alunos do Ensino Infantil e Fundamental da rede municipal



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura será encaminhada ao Executivo



O vereador André Bandeira (PSDB) teve o requerimento 313/2017, de sua autoria, aprovado na última reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (22). Na propositura, ele propõe a implantação de educação no trânsito para o Ensino Infantil e Fundamental da rede municipal. 

O parlamentar ressalta que a medida é importante para conscientizar os alunos desde cedo e, desta forma, seja possível aprofundar o conhecimento sobre o assunto, facilitando a compreensão. "O objetivo é demonstrar a necessidade de aprendizado já no Ensino Infantil, a partir da relação com a realidade, não deixando que esse processo de formação se inicie somente na idade de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)", afirma. 

O número de mortes por acidentes de trânsito em Piracicaba também foi apontado na propositura. "O trânsito em Piracicaba matou 200% mais pessoas no primeiro trimestre deste ano do que no mesmo período de 2016, segundo dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo)", relembra Bandeira.

De acordo com o parlamentar, a educação no trânsito passou a se constituir "uma das formas de combater a violência" no trânsito a longo prazo. “Neste sentido, busca-se um cidadão mais consciente e engajado nas questões relativas ao trânsito e seu processo de humanização”, comenta Bandeira.

Entre janeiro e março deste ano, foram 18 óbitos no município contra 6 casos registrados no primeiro trimestre de 2016. A imprudência é apontada como principal causa.

Dados da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) informam que o município tem 298,7 mil carros, motos, caminhões e outros, o que representa praticamente 1,3 habitantes por veículos, já que a população local é de 394 pessoas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas