PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE JANEIRO DE 2019

André Bandeira pede retirada de árvore que danificou calçada


Vereador verificou o problema na rua Prudentes de Moraes, em frente ao número 1297, no Bairro Alto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) pede que o Executivo retire uma árvore seringueira, na rua Prudente de Moraes, em frente ao número 1297, no Bairro Alto, que danificou a calçada e prejudica, especialmente, quem tem mobilidade reduzida, como cadeirantes e idosos que trafegam no local.

“É importante deixar claro que estamos pedindo a retirada desta árvore, porque ela é grande demais, e causa um grande problema de acessibilidade neste local”, disse o parlamentar, ao enfatizar que não é contra a arborização urbana, mas defende o direito de ir e vir do cidadão.

A demanda foi encaminhada ao parlamentar por proprietários de imóveis naquela região, os quais também destacam a possibilidade de a raiz da árvore prejudicar a estrutura de uma casa. “Ela tem crescido bastante nos últimos anos e a gente acredita que pode criar problemas na residência”, disse Maria Auxiliadora Forti Correa, bancária aposentada.

O tráfego de pessoas com mobilidade reduzida no local é bastante prejudicado pela situação da calçada. Plantada há cerca de 40 anos, a seringueira levantou boa parte da estrutura do calçado, criando degraus que praticamente impossibilitam a passagem de cadeirantes. 

“A gente costuma pedir rampas de acesso nas calçadas, com o objetivo de possibilitar o acesso de cadeirantes, mas não adianta muito se o passeio público estiver danificado desta maneira, já que não dá para passar por aqui”, enfatizou o parlamentar. 

André Bandeira já encaminhou um pedido à Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), a partir da indicação 3069/2018, mas informou que, até o momento, não obteve resposta do órgão municipal. “A minha preocupação é alguém cair, por isso reforçamos o pedido”, disse. 

Na propositura, o parlamentar relata que a solicitação também foi encaminhada à Prefeitura de Piracicaba através do SIP (Serviço de Informação à População) 156, mas o problema persiste.

“Gostaríamos, inclusive, que fosse plantada outra árvore, de menor porte no local, porque não somos contra a arborização”, disse Sérgio Luis Correa, também proprietário de imóvel naquele local.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Infraestrutura Urbana André Bandeira

Notícias relacionadas