PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE JANEIRO DE 2019

André Bandeira pede apuração em instalação de antena de celular


Moradores acusam que equipamento estaria próximo a entidade assistencial e a escola na Vila Independência, o que violaria lei federal



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) esteve no Ministério Público, na tarde da última quarta-feira (16), para protocolar denúncia de possíveis irregularidades na instalação de antena de telefonia celular em terreno localizado no bairro Vila Independência.

Moradores do bairro procuraram o vereador para informar a respeito da situação e o parlamentar foi até o local averiguar a solicitação.

Na denúncia, consta que há indícios de que a instalação da torre de telefonia está sendo realizada de forma irregular, já que está no terreno atrás da Associação de Assistência Social Betel – “Lar Betel”, instituição que atende idosos e, ainda, fica próxima à Escola Infantil “Branca de Neve”, localizada na rua João Sampaio, 2416, Vila Independência.

A Lei Federal 11.934/2009 impede a colocação de antenas de telefonia em áreas que ficam a menos de 50 metros de hospitais, clínicas, escolas, creches e asilos.

“Este limite é importante, pois se a distância da residência à torre for menor que essa medida, a população que vive naquele local fica exposta à radiação”, explica o parlamentar.

Estudos apontam que, além do desenvolvimento do DNA cancerígeno, a população pode apresentar dores de cabeça, fadiga, insônia, depressão, infertilidade, epilepsia, púrpura, leucemia, aborto espontâneo e baixa produção de leites em lactantes, entre outros sintomas.

Após encaminhar pedido à Prefeitura e ao MP, Bandeira disse que espera que sejam tomadas “providências cabíveis” e pede a urgente paralisação da obra até que a investigação seja concluída.

 



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas