PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE MARÇO DE 2015

André Bandeira participa do Fórum Paulista de Mobilidade Urbana


Fórum Paulista de Mobilidade Urbana aconteceu entre os dias 26 e 27 de Fevereiro no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Piracicaba sediou nos dias 26 e 27 de Fevereiro, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, a 60ª edição do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, com a participação de municípios do Estado de São Paulo. O vereador André Bandeira (PSDB) participou do evento organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Piracicaba (Semuttran) e Caixa Econômica Federal. 

A abertura do fórum aconteceu na manhã de quinta-feira (26), com a presença do prefeito Gabriel Ferrato; do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni; do deputado estadual Roberto Moraes; do secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana (organismo do Ministério das Cidades), Dário Rais Lopes; do diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Detran/SP), Alberto Angerami; do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Denatran/SP), Daniel Annemberg; do secretário municipal de Transportes e Trânsito de Guarulhos e reeleito presidente do Fórum Paulista, Atílio André Pereira; do secretário municipal do Trânsito e Transportes de Piracicaba, Jorge Akira; do superintendente estadual da Caixa Econômica Federal, Sandro Garbin; do superintendente regional da Caixa, Carlos Henrique Almeida; do presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta (PMDB), do vereador André Bandeira (PSDB), líder da bancada do PSDB na Câmara, e dos vereadores Pedro Cruz (PSDB), Pedro Kawai (PSDB) e Paulo Camolesi (PV).

No discurso de abertura, o prefeito Gabriel Ferrato destacou os R$ 55 milhões conveniados com o governo federal, mas que ainda não foi enviado ao município. “É financiamento e não recurso a fundo perdido. A Prefeitura de Piracicaba tem saúde financeira estável que proporciona o município a fazer este tipo de financiamento, que futuramente será pago pela municipalidade”, enfatizou. 

A primeira palestra foi proferida por Clodoaldo Pelissioni, Daniel Annemberg, Dario Rais Lopes, Alberto Angerami, Jorge Akira e Atílio André Pereira, que fizeram breve explanação dos recursos e projetos previstos para os municípios paulistas na área de mobilidade urbana, como os corredores de ônibus que começarão a ser implantados em Piracicaba ainda nesta gestão.

No período da tarde, os convidados assistiram a explanação do representante da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Rony Pereira, e da representante da comissão de acessibilidade da ANTP, Meli Malatesta, sobre a “Acessibilidade e Programa de Calçada Segura de São José dos Campos”. Segundo Rony, São José hoje tem padrão de calçadas para facilitar a acessibilidade. Foi criado na Prefeitura um departamento exclusivo para planejamento de calçadas e realizado parcerias com Sebrae, Fiesp, Senai e as secretaria municipais, além das escolas municipais e estaduais e creches de idosos, para desenvolver e divulgar programa que pudesse interagir com a sociedade e transformar a cidade acessível. Os 977 próprios públicos foram os primeiros lugares a terem calçadas com acessibilidade. E aos poucos todo o município padronizou a calçada, tornando São José dos Campos mais acessível. 

Para o vereador André Bandeira ter calçadas padronizadas pela NBR 9050 facilitaria a mobilidade das pessoas com deficiência. “Vamos estudar, junto com a Prefeitura, um plano de ação que faça com que Piracicaba também entre para o seleto grupo de padronização de calçadas com acessibilidade”, garantiu. Ainda na quinta-feira, aconteceu a palestra “Atuação da Guarda Municipal como Agentes de Trânsito – Impactos e Experiências”, com a participação de Oscar Pereira da Silva (Diretor de Operações da CET/Santos) e de Julyver Modesto de Araújo (Capitão da Policia Militar e Conselheiro do Cetran). 

Na sexta-feira, o tema foi voltado ao financiamento do transporte coletivo (gratuidade e passe livre aos estudantes), com a participação dos representantes das prefeituras de São Paulo, Araras, Suzano, Ribeirão Preto e do presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires. Para o vereador André Bandeira (PSDB), o fórum abordou assuntos importantes para a mobilidade urbana municipal, “e mostrou que estamos no caminho certo para transformar Piracicaba em uma cidade mais acessível.” A solenidade foi encerrada com a apresentação da dupla Craveiro e Cravinho cantando o Hino de Piracicaba.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas