PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE SETEMBRO DE 2014

André Bandeira participa de palestra sobre incontinência urinária


Tema foi apresentado aos alunos do curso de Enfermagem da ETEC Fernando Febeliano da Costa



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Palestra sobre incontinência urinária integra as atividades do Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência

Palestra sobre incontinência urinária integra as atividades do Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Alunos do curso de Enfermagem participaram do evento

Alunos do curso de Enfermagem participaram do evento
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Palestra sobre incontinência urinária integra as atividades do Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência



Como parte das atividades do Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência, idealizado pelo vereador André Bandeira (PSDB), aconteceu, hoje pela manhã (16), no anfiteatro da ETEC Fernando Febeliano da Costa, palestra para os alunos do primeiro ciclo de Enfermagem com a participação de Alessandra Silva, representante da Coloplast, empresa multinacional com sede na Dinamarca, sobre um novo cateter que está sendo oferecido no mercado, indicado às pessoas com incontinência urinária. O produto, de acordo com Alessandra, causa menos irritabilidade no paciente “por conta de ser lubrificado, justamente por ser produzido pelo método hidrofílico”, conta. O atual cateter é feito de pvc, “o que provoca irritação na uretra”, explica.

Segundo a representante, o governo do Estado está adquirindo as novas sondas e disponibilizando-as na rede pública de saúde.

André Bandeira ressaltou a importância da explicação porque são novos produtos que estão sendo fabricados para proporcionar um pouco mais de conforto às pessoas com incontinência urinária. “Eu já cheguei a ter febre com mais de 40º causada por uma sonda errada, gerando uma infecção”. O parlamentar salientou que as palestras do Fórum Permanente com Deficiência “visam levar informação para um maior número de pessoas, principalmente aos profissionais da saúde”.

O presidente da Associação dos Ostomizados de Piracicaba, Ademir Barbosa, está confiante na novidade. Segundo ele, a pessoa que desenvolver uma irritação, na bexiga, por exemplo, pode a vir usar uma bolsa para a coleta da urina, tornando-se um urostomizado. “A Associação trabalha com a prevenção, pois, hoje, em Piracicaba, segundo o que nós sabemos são 142 pacientes que usam a sonda. Estou aqui para conferir os benefícios do novo cateter”.

Aluna de enfermagem, Mayara Lima disse que a explicação foi fundamental para a experiência prática, “que acontecerá na próxima quinta-feira no laboratório da ETEC”.

O parlamentar finalizou ressaltando a necessidade do conhecimento. “Quanto mais profissionais da saúde souberem lidar com os novos produtos, é a população, nesse caso com a incontinência urinária, que irá ser beneficiada”, frisou.

Incontinência urinária- A incontinência urinária é uma condição que afeta dramaticamente a qualidade de vida, comprometendo o bem-estar físico, emocional, psicológico e social. A incontinência urinária pode acometer indivíduos de todas as idades, de ambos os sexos e de todos os níveis sociais e econômicos.

Normalmente existe uma perfeita coordenação entre a bexiga e o esfíncter (músculo que funciona como uma válvula que fecha a uretra, impedindo a saída da urina). A maioria das pessoas possui completo controle sobre esse processo, permitindo o enchimento da bexiga entre 400 ml e 500 ml, sem que ocorram perdas urinárias. Na fase de enchimento, a bexiga está relaxada e o esfíncter contraído. Na fase de esvaziamento da bexiga, é necessária uma perfeita coordenação entre a contração do músculo da bexiga e o relaxamento do esfíncter. Esta coordenação é chamada de sinergismo vesicoesfincteriano. (http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/)

Logo mais às 14h, as turmas de Administração e Enfermagem, do período verpertino, também participarão de palestras do Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Saúde André Bandeira

Notícias relacionadas