PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE ABRIL DE 2014

Alunos do SESI conhecem os horrores do Holocausto


Mais de 300 estudantes lotaram as dependências do Teatro do SESI, bairro Mário Dedini para se inteirarem sobre o que foi o Holocausto ao exterminar 6 milhões de judeus



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Autoridades

Autoridades
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Thomas Venetianer

Thomas Venetianer
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 14) Salvar imagem em alta resolução

A vereadora Madalena e o conselheiro Cássio Silveira

A vereadora Madalena e o conselheiro Cássio Silveira
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Nenette Koning

Nenette Koning
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Vereador João Manoel dos Santos (PTB)

Vereador João Manoel dos Santos (PTB)
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Vereador André Bandeira (PSDB)

Vereador André Bandeira (PSDB)
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Jayme Rosenthal

Jayme Rosenthal
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Ricardo Bierkenstat, presidente da Federação Israelita de São Paulo

Ricardo Bierkenstat, presidente da Federação Israelita de São Paulo
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Estudantes

Estudantes
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Estudantes

Estudantes
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Mesa Diretora

Mesa Diretora
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Plantio árvore

Plantio árvore
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (14 de 14) Salvar imagem em alta resolução

Pastor Jessé Sobral e, a ex-vereadora Laurisa Cortelazzi e, o mestre de cerimônia Marcelo Oliveira

Pastor Jessé Sobral e, a ex-vereadora Laurisa Cortelazzi e, o mestre de cerimônia Marcelo Oliveira
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Autoridades



A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do presidente da Mesa Diretora, João Manoel dos Santos (PTB), por força do Decreto Legislativo (08/11), de sua autoria utilizou as dependências do Teatro do SESI, bairro Mário Dedini para a realização de mais uma edicão da solenidade alusiva ao Dia Municipal da Lembrança, que tenta sensibilizar as futuras gerações sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial, tendo como foco o Holocausto, extermínio em massa de judeus ocorrido na década de 1940 pelo Exército de Adolf Hitler em campos de concentração.

Além de relatos de sobreviventes os alunos também acompanharam a exibição do Filme O Holocausto, com cenas fortes do massacre. A solenidade foi gravada e será transmitida em data oportuna pela TV Câmara, canal 08 da NET e, TV Legislativa, Canal 60,1 UHF e pelo endereço eletrônico www.camarapiracicaba.sp.org.br

Na abertura da solenidade foram acesas sete velas, como símbolo de luz que irradia a vida. E, no final do evento, no gramado principal da unidade escolar foi plantado uma árvore, da espécie Ipê Rocho, como forma de sinalizar a realização da solenidade que procura sensibilizar as futuras gerações sobre o Holocausto.

A aluna Bruna Vendrame (13), da oitava série reconheceu a importância de se divulgar os fatos ocorridos principalmente contra o povo judeu para que isto não venha acontecer novamente com a humanidade. "Temos que trabalhar para que isto não mais aconteça", disse.

Nanette Koning, de origem holandesa relatou a sua expeiência ao passar em campos de concentração. Também disse ter conhecido e conversado com Ane Frank, que se notabilizou mundialmente pelos relatos em diário de sua família que denunciou os horrores que os nazistas submeteram o povo judeu.

Única sobrevivente de sua família, Koning relata que 80% dos judeus do Holocausto foram mortos pelos nazistas. "Não basta dizer nunca mais e sim reconhecer que os perigos existem e devemos reagir para que fatos como estes nunca mais ocorram contra a humanidade", disse.

Thomas Venetianer, da Eslováquia e que hoje se orgulha de ser brasileiro contou a história de um casal que para tentar proteger o único filho ficou disposto a morrer e, foi salvo milagrosamente quando não foi percebido por uma escolta de soldados da SS que rondavam as imediações de uma estação de trem, sendo que na sequencia o casal tirou a criança do esconderijo - um tipo de fornalha - para seguir rota de fuga até as montanhas. "Esta criança sou eu, que hoje só tenho a agradecer o privilégio de ter a missão de contar a verdadeira história do Holocausto para a humanidade", disse.

Venetianer também aproveitou suas explanações para fazer o lançamento de livro de sua autoria que procura mostrar o que foi os mais de 80 mil assassinatos de judeus na Eslováquia. Além de reforçar que procurou inspiração para a confecção do livro ao visitar o Museu do Holocausto, em Jerusalém, onde o teto do prédio apresenta os retratos de massacrados pela brutalidade da guerra.

Ricardo Bierkenstyat, presidente da Federação Israelita de São Paulo falou da emoção em verificar a participação do jovens conhecerem um pouco da história sobre o Holocausto, para que experiências como estas a humanidade nunca mais possa verificar. "O Holocausto foi uma lição para todos nós. Espero que em breve possamos contar com direitos humanos para todos", disse.

O representante da comunidade israelita de Piracicaba, Jayme Rosenthal também reforçou a importância dos jovens conhecerem um pouco do que foi o Holocausto e, que este processo sirva de lição para que as futuras gerações não deixem de se levar por falsos líderes e, suas ideologias, que levam o homem à destruição.

O diretor do SESI, Marcelo Mazzei falou do orgulho da instituição acolher um evento que procura despertar a consciência dos jovens para os aspectos do respeito mútuo ao ser humano. E, reconheceu que a intolerância é algo que parece que não tem fim, sendo que cabe à cada um fazer diferente para minorar as questões de relacionamento humano ao longo do tempo.

O vereador André Bandeira (PSDB) também falou da importância de envolver escolares para examinar o que foi o Holocausto. Além de reiterar que temos que fazer a diferença e se somar aos que defendem uma sociedade melhor.

O autor da solenidade, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos enfatizou a importância do respeito mútuo e, conclamou a todos para uma reflexão, no sentido de que somos diferentes e podemos fazer a diferença em prol da humanidade. O parlamentar também ressaltou que incluindo os demais perseguidos pelo regime nazista o total de massacrados suplanta 11 milhões de pessoas que foram mortas.

Também fizeram parte da solenidade, na composição da Mesa Diretiva, demais autoridades e personalidades: o presidente do Conselho Municipal de Pastores, Jessé Sobral; o presidente da CAPHIV - Comunidade de Homossexuais de Piracicaba, Paulo Rotta; Cássio Silveira, integrante do Conselho Municipal do Negro Piracicabano e a administradora escolar do SESI, Heliane Rotta. Além da vereadora Madalena (PSDB) e da ex-vereadora Laurisa Cortellazzi. 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Cidadania João Manoel

Notícias relacionadas