PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE ABRIL DE 2014

Alunos do Senai apresentam projeto a André Bandeira


Iniciativa usa sistema semelhante ao adotado no "Sem Parar" para regular o uso de vagas reservadas para veículos conduzidos por pessoas com deficiência ou idosos.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) recebeu, na manhã desta terça-feira (22), a visita de quatro estudantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que lhe apresentaram um projeto para a inclusão, acessibilidade e melhora da qualidade de vida de pessoas com deficiência, limitação ou mobilidade reduzida.

Os alunos Gustavo Silveira Campos da Silva, Eduardo Alves Gomes, Gustavo Medeiros Gloto e Victor Rozzatti Tornisiello mostraram ao parlamentar o projeto desenvolvido exclusivamente por eles em âmbito escolar. A ideia surgiu após a constatação, pelo grupo, do desrespeito que ocorre em relação ao uso irregular das vagas reservadas.

O projeto consiste em criar um sensor semelhante ao "Sem Parar", adotado nos pedágios paulistas, que responderia a uma "tag" fixada no carro das pessoas com deficiência ou de idosos, a qual informaria se o condutor está autorizado, ou não, a utilizar a vaga reservada.

O sistema funcionaria por meio de um alarme colocado em uma placa ao lado da vaga especial, que acenderia um LED vermelho, caso o condutor não esteja autorizado a estacionar seu veículo no local, ou verde, que sinalizaria a liberação e o uso correto da vaga.

O projeto, que também servirá de trabalho de conclusão de curso do grupo, será apresentado na Feira de Ciências e Tecnologias do Senai "Mário Dedini", entre 20 e 22 de maio, das 9h às 21h.

André Bandeira elogiou o projeto e enfatizou a importância da participação dos alunos na busca por uma sociedade mais acessível.

"A ideia de trabalhar questões ligadas à conscientização da sociedade em relação às pessoas com deficiência e aos idosos é sensacional. Parabenizo a iniciativa desses alunos e espero que este projeto sirva de exemplo para outros que visem à acessibilidade, à inclusão e à melhora da qualidade de vida", destacou o vereador.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Cidadania André Bandeira

Notícias relacionadas